<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> <% pagina = "licitacoes"%> 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo


1º RELATÓRIO DE CONSULTAS REFERENTE À REGULAMENTO DO CONCURSO INTERNACIONAL DE IDEIAS PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO DA NONABIA.

SOBRE A UTILIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO URBANA, PARÂMETROS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E TOMBAMENTO.
 
Sobre a necessidade de respeitar, ou não, integralmente a legislação urbanística da cidade onde se encontra a área escolhida para o desenvolvimento do projeto, lembramos que o regulamento do concurso abre a possibilidade de que os parâmetros urbanísticos tais como a taxa de ocupação, o coeficiente de aproveitamento, os gabaritos de altura, recuos e utilização de subsolos poderão ser definidos livremente, a critério do participante.

Neste sentido, não há a obrigatoriedade de aplicação da legislação urbana vigente.

O mesmo se aplica à legislação ligada à preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Sendo um concurso de ideias o que se pretende é o maior grau de liberdade aos participantes para que os mesmos possam se colocar criticamente diante as questões que afetam a produção da arquitetura e suas relações com a construção da cidadania.

Lembramos que o respeito e a valorização da memória local e a articulação urbana da proposta com seu entorno e cidade são, entre outros, critérios de seleção de julgamento.

Pergunta: Em Brasília existe a setorização dos serviços prevista pela lei e pelo tombamento.
Sendo assim, gostaria de saber se neste caso poderíamos usar os 10.000m² fragmentados pela cidade ou não incluir todos os programas no projeto?
Resposta: É necessário que a área de intervenção seja continua e localizada na região central da cidade onde se localiza a instituição de ensino. O respeito à legislação urbanística e outras incidentes sobre a área fica a critério e decisão de cada participante, assim como o respeito ao programa solicitado.

Pergunta
: Gostaria de saber se os 10.000m² são de área construída e se os espaços de circulação e livres (de circulação dos objetos arquitetônicos, são considerados nessa área)?
Resposta: Os 10.000m² dizem respeito à área de intervenção (área do terreno). O coeficiente de aproveitamento e demais parâmetros de uso e ocupação do solo ficam a critério do autor do projeto.

SOBRE A
ÁREA DE INTERVENÇÃO.
1. A área de intervenção poderá ser maior do que 10.000m²?
Resposta: Não
2. A área de intervenção poderá ser uma parcela de 10.000m² de uma área bem maior?
Resposta: Sim
3. A área de intervenção poderá ser descontinua, ou seja, a somatória de pequenos terrenos espalhados pela região central da cidade?
Resposta: Não

Pergunta: A partir do mesmo terreno que possui área bem maior que 10.000m², gostaríamos de saber se é possível pegar a parcela correspondente a 10.000m², estipulados pelo edital do terreno em vista?
Resposta: Sim desde que seja uma única parcela de até 10.000m²

Pergunta: Quantos trabalhos poderão ser expostos de uma mesma instituição de ensino?
Resposta: Não há limite determinado. Poderão ser expostos mais um trabalho de uma mesma instituição de ensino.

Pergunta: A que tipo de habitação se refere o termo "Habitação Temporária"? O que seria?
Resposta: Podem ser enquadrar no conceito habitação temporária desde hotéis, e similares até quaisquer outros abrigos de uso habitacional que sejam utilizados temporariamente.

Pergunta
: O valor da inscrição é por projeto inscrito ou por aluno?
Resposta: O valor da inscrição é por projeto, ou seja, a cada projeto corresponderá uma única taxa de inscrição mesmo que o projeto tenha sido feito em equipe.

Pergunta: A premiação (1, 2 e 3 lugares) é apenas o certificado + placa comemorativa ou existe outra premiação?
Resposta: Dentre os trabalhos selecionados a Comissão Julgadora conferirá três prêmios (1º, 2º e 3º colocados) além de menções honrosas e destaques, a seu critério.
Os trabalhos premiados receberão diploma de participação e placa comemorativa do feito

Pergunta
: Estudo em um município X, poderei trabalhar em um município Y que seja da mesma região?
Resposta: Não. O projeto deverá ser desenvolvido necessariamente na região central da cidade onde se encontra a instituição de ensino onde o aluno esta matriculado.

Pergunta
: A área de intervenção poderá estar situada fora da região central da cidade onde se situa minha instituição de ensino:
Resposta: Não. O projeto deverá ser desenvolvido necessariamente na região central da cidade onde se encontra a instituição de ensino onde o aluno esta matriculado.