<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> <% pagina = "licitacoes"%> 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo


3º Relatório de consultas referente a regulamento do Concurso Internacional de Ideias para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da nonaBia.

Gostaria de saber se é emitido algum certificado ou documento qualquer de participação na Bienal, mesmo que o projeto não seja selecionado para exposição. Resposta: Sim, todos os participantes receberão certificado de participação.

Gostaria de saber se existe área mínima para o terreno, li no edital que a área máxima é de 10 000 m², mas não li nada relacionado a área mínima.
Resposta: Não existe área mínima para o terreno. Fica a critério do participante.

Levando em conta que a área de intervençao de 10.000m² está contida em um espaço aberto, degradado e ligeiramente maior, é possivel considerar a reforma desse espaço adjacente - implementação de mobiliário urbano e pavimentação -, de maneira a garantir a conectividade de nossa area às adjacências?
Resposta: Sim, é possível. Lembramos que o regulamento prevê “a articulação urbana da proposta com seu entorno e a cidade” como um dos critérios de seleção. No entanto, vale lembrar que a área de intervenção específica, onde deve ser contemplado o programa proposto e as condições solicitadas pelo regulamento não poderá extrapolar os 10.000m².

Gostaria de saber se a cópia de comprovante da situação funcional do professor orientador pode ser assinada pelo chefe de Departamento ou tem que ser assinada pela direção da faculdade?
Resposta: Poderá ser assinada por qualquer autoridade da Instituição de Ensino, incluindo o Chefe de Departamento.

O que será pedido de conteúdo? Apesar de ser um concurso de idéias, vocês exigirão plantas baixas, cortes e desenhos de detalhamento? Qual o nível em que está sendo pedido esse aprofundamento e zoom no projeto?
Resposta: O conteúdo das apresentações, as técnicas de representação do projeto e as escalas adotadas para os desenhos ficarão a critério dos participantes, que deverão optar pela forma mais adequada para expor suas idéias. Solicita-se no regulamento, apenas, que nas “pranchas constem as seguintes informações, na escala adequada: Situação da área escolhida na cidade, Localização da área escolhida na região central, Quadro de áreas da proposta apresentada.”

Gostaríamos de fazer o resgate histórico de duas praças que são muito próximas umas das outras, propondo um meio de transporte alternativo que ligaria esses terrenos.
Resposta: De acordo com o regulamento a área de intervenção deve, necessariamente, “(...)ter até 10.000m² contínuos (...)”

Há algum impedimento quanto ao uso da mesma área (mesmo terreno) para implantação do projeto por mais de uma equipe?
Resposta: Não há nenhum impedimento quanto ao uso da mesma área (mesmo terreno) para implantação do projeto por mais de uma equipe.

Poderíamos usar espaços públicos como: ruas, avenidas, praças, parques, da cidade, ou seja, espaços que não seja um terreno isolado, e ocioso, para implantar o projeto?
Respposta: Sim, é possível. Não há restrições quanto a isso no que diz respeito ao regulamento do concurso.

A área escolhida para o projeto de intervenção precisa estar desocupada , ou podemos escolher uma área, mesmo que ela já possua edifícios em sua extensão (necessitando assim demolição dos mesmos)?
Resposta: A área escolhida não precisa estar vazia ou desocupada.

Gostaríamos de saber se há uma delimitação oficial de qual seria a área central da cidade de São Paulo.
Resposta: Sim, existe uma delimitação oficial que pode ser encontrada no site da prefeitura da cidade e em organismos como o Viva o Centro e outros. Você pode também encontrar boas definições na operação urbana centro. No entanto, para que não haja conflitos de interpretação e nem haja prejuízo para participantes de outras cidades que não possuam esta delimitação oficial, está sendo utilizado o conceito de região central da cidade como sendo aquela que articula as atividades urbanas, que contém seu núcleo histórico e que seja reconhecida correntemente como tal.

Todos os membros do grupo precisam estar filiados ao IAB para pagar a taxa de R$ 25,00 ou apenas um deles basta?
Resposta: Não, basta que apenas um estudante seja filiado. Não obstante, fica aqui o convite para que todos se filiem à entidade em seu estado.