Concurso Passagens Jardim Ângela

Abertas as inscrições para o concurso Passagens Jardim Ângela, apoiado pelo IAB-SP e 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo.

O IVM abriu inscrições para o concurso “Passagens Jardim Ângela”, cujo objetivo é a revitalização de três passagens neste distrito da região sul de São Paulo para a melhoria da qualidade da mobilidade local (micromobilidade de pessoas e bens) e sua integração com o eixo de transporte público da região.

As passagens – travessias, passarelas, escadarias e becos – se deterioraram com a intensificação da urbanização e o crescimento acelerado das periferias das grandes cidades. Como podemos então pensar em passagens para estas cidades contemporâneas, difusas por suas redes de transporte e sedentas pela ocupação criativa e sensível de espaços públicos?

O concurso acontece segundo perspectiva do Programa Passagens, com a orientação do IVM Internacional e participação ativa de moradores e organizações locais.

O concurso Passagens Jardim Ângela, aberto a estudantes, profissionais, ativistas, coletivos e organizações de todo o Brasil, está com inscrições abertas até 10 de maio pelo site www.concurso.cidadeemmovimento.org, onde também é possível consultar o edital do concurso. Basta enviar uma apresentação da equipe ou proponente, uma carta de interesse e uma proposta de intenção de projeto – para uma, duas ou as três passagens .

Em maio, o IVM anunciará os projetos finalistas, levando em conta alternativas inclusivas e replicáveis que provoquem o maior impacto urbano e social com a menor intervenção possível. Os finalistas desta primeira etapa participarão de um workshop internacional no Jardim Ângela, no início de junho, com organizações locais e profissionais da Colômbia, China e Espanha. Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de junho.