o Concurso Público Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Parque Morro da Manteiga – BA

APRESENTAÇÃO

Originado no Século XVI, às margens do Rio Joanes, atualmente Camaçari é um dos municípios mais importantes da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e caracteriza-se pela ocupação heterogênea de um amplo território (785 km2).

Ora lembrado por suas praias paradisíacas e ocupações litorâneas como a mítica vila de pescadores de Arembepe, ora referência por abrigar o Polo Industrial de Camaçari (PIC), implantado nos anos 1970 e sede do maior complexo industrial do Estado da Bahia, ora por constituir-se num dos principais vetores de expansão urbana da RMS.

É na franja da cidade-sede que encontra-se o Morro da Manteiga, área de aproximadamente 70 hectares que ladeia o visionário “Anel Florestal”, responsável por separar as plantas industriais da ocupação urbana principal que, por sua vez, não possui um parque urbano compatível com suas necessidades. O Morro aguarda, atualmente, a consolidação de intervenções de estabilização realizadas pela Prefeitura Municipal de Camaçari no início desta década, após a deterioração causada pela exploração predatória de seus recursos minerais ao longo da segunda metade do século passado, com consequente assoreamento do Rio Camaçari, que atravessa a cidade.

Neste contexto geral o Concurso Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Urbanismo para o Parque do Morro da Manteiga é agora lançado pela Prefeitura de Camaçari, com objetivo de selecionar o melhor projeto para implantação de um equipamento urbano de amplo uso público.

Amplificando ações capazes de impactar positivamente na qualidade ambiental da cidade e do município como um todo, esperamos que o desenho escolhido venha auxiliar no processo de integração do Morro da Manteiga ao tecido urbanístico de Camaçari, no momento em que a Prefeitura procura também recuperar o Rio Camaçari, dentro dos mais atuais princípios do planejamento urbano contemporâneo.

Salvador, 22 de abril de 2019
Prefeitura Municipal de Camaçari

Mais informações e inscrições em: www.concursomorrodamanteiga.org