CIDADE PARA CRIANÇAS:  A CABANA COM URSULA TRONCOSO

Um dos sentimentos mais arcaicos de construção do ser humano é o refúgio, a cabana primitiva. Desde que começamos a habitar a terra, temos necessidade de construir, de nos proteger, de nos relacionar com o espaço na medida e escala humana. Os animais têm a mesma necessidade, e constroem suas casas de maneiras variadas e com materiais diferentes. O meio ambiente hoje, dos humanos e dos animais, engloba o ambiente construído, e a aprendizagem espacial passa pela relação próxima entre corpo e espaço, além de ser mais bem compreendida na dimensão real, do fazer.

Objetivos
Estimular a aprendizagem espacial das crianças no exercício de construção de uma cabana em escala real. Exercitar as noções de construção, de escala, estrutura e volume de maneira lúdica e ativa. Trabalhar a atividade em equipe e construir colaborativamente.

Prática
Construção de uma cabana se utilizando de barras, nós e tecidos.

Metodologia
Introdução (30 minutos) – Construções primitivas, casas de animais, conchas, peles, refúgios que se transportam, refúgios no gelo, embaixo da água, em cima da árvore. Imagens e conversa.
Pratica (60 min) – Construção coletiva de refúgios utilizando varetas, nós e tecidos.
Fechamento (30 min) – Conversa sobre resultados. Fotografias ao lado das cabanas montadas.
Obs: é recomendável que algum responsável pelas crianças acompanhe a oficina.

Saiba mais sobre a oficina: clique aqui

Período: Sábado das 10h30 às 12h
Datas: 13 de janeiro
Carga horaria: 2 horas
Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – Salão IAB
CustoNão Sócio R$ 50,00 – Sócio R$ 35,00
Serão oferecidas 2 bolsas: enviar CV + carta de intenção

Obs. A realização do Curso se dará somente mediante a inscrição mínima de 10 (dez) Participantes. Caso não complete o mínimo de Participantes o IABsp irá restituir o valor das inscrições realizadas.

Informações:
Fone: (11) 3259-6866
E-mail:  cursos@iabsp.org.br