ÍNDICE CIDADÃO DE CAMINHABILIDADE COM LETICIA SABINO E ANA CAROLINA NUNES DA ONG SAMPAPÉ!

Considerando todos os habitantes da cidade como possíveis participantes em discussões para sua mudança, a oficina se propõe como local de encontro e discussão sobre algumas questões urgentes a serem tratadas hoje, a partir da criação de um mutirão editorial montado de forma relâmpago.

Metodologia

O Índice Cidadão de Caminhabilidade é uma metodologia de inclusão dos cidadãos e comunidade no planejamento, empoderando-as e mudando seu olhar com relação aos elementos que afetam a qualidade e a segurança das ruas para quem caminha. Oficina está dividida em 4 fases: (1) apresentação, (2) introdução à metodologia, (3) caminhada diagnóstico e (4) reflexões e proposições.

A apresentação (1) consiste em uma palestra de apresentação sobre o conceito de caminhabilidade e a importância do caminhar nas cidades (alguns dados relevantes).

Em seguida (2), apresentamos a metodologia do Índice Cidadão de Caminhabilidade, explicando todos os itens e contando sobre as experiências já realizadas com a metodologia – neste momento os participantes recebem o material.

No terceiro (3) momento, vamos juntos para as ruas do entorno no edifício – já pré definidas e com mapa – quando os participantes são divididos em 6 grupos, cada um focado em uma das 6 camadas da caminhabilidade definidas pela metodologia. Nesta etapa os participantes aprendem na prática a avaliar as condições de caminhabilidade e dão notas às ruas com acompanhamento das oficineiras.

Para finalizar (4), nos reunimos para conversar sobre os resultados e começamos a pensar e prototipar possíveis soluções para melhorar a experiência do caminhar na região avaliada. Para isso apresentamos exemplos de projetos e iniciativas já realizadas em outras cidades e países para inspirar. Por fim refletimos sobre o dia.

Saiba mais sobre a oficina: clique aqui 

Período: Sábado das 14h às 19h
Datas: 20 de janeiro
Carga horaria: 5 horas
Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – Sala IAB
Custo: Não Sócio R$ 80,00 – Sócio R$ 55,00
Serão oferecidas 2 bolsas: enviar CV + carta de intenção

Obs. A realização do Curso se dará somente mediante a inscrição mínima de 10 (dez) Estudantes. Caso não complete o mínimo de Estudantes o IABsp irá restituir o valor das inscrições realizadas.

Para efetuar sua inscrição: clique aqui

Informações:
Fone: (11) 3259-6866
E-mail:  cursos@iabsp.org.br