Mobgrafia Urbana – Arte e Cidade com a Câmera do Celular com Lucas Barros

O objetivo do curso é estimular olhar e percepção sobre o cotidiano em espaços urbanos através da prática de fotografia feita com celulares (considerando volume, alcance, praticidade e agilidade, características relacionadas ao ritmo de vida contemporâneo). Além de breve histórico da fotografia e a relação com o desenvolvimento das cidades, serão desenvolvidas as seguintes temáticas: composição da imagem e composição da paisagem, e como ambas podem, quando cruzadas, proporcionar mensagens que provoquem reflexões ao próprio autor e aos demais observadores.

Como conteúdo teórico para estimulo à produção prática serão apresentados e estudados conceitos artísticos de fotografia focados especialmente em fotografia de rua, seleção e tratamento da imagem (utilizando apenas aplicativos de celulares). Também serão desenvolvidos conceitos de urbanismo relacionados com a leitura e interpretação da paisagem e como influenciam a vida da cidade.

Serão realizadas inicialmente aulas expositivas teóricas sobre os temas, seguidas de debates e reflexões com a participação dos alunos para interpretação e exploração das possibilidades. Também serão apresentadas referências de trabalhos para estudo, repertório e inspiração, e então será realizada, com orientação, a produção prática das fotografias através de saída fotográfica, que depois serão selecionadas, tratadas, debatidas e analisadas.

Período: Segundas-feiras das 14h às 17h, total de 4 encontros.

Datas:
Outubro: 02, 09 ,16 e 23

Carga horaria: 12 horas

Local: IABsp – Rua Bento Freitas, 306 – Espaço Calder – 1º andar

Custo: Não Sócio R$ 230.00 – Sócio R$ 160,00

Obs. A realização do Curso se dará somente mediante a inscrição mínima de 10 (dez) Estudantes. A partir desta confirmação, o IABsp enviará o boleto para pagamento e finalização das inscrições.

Informações:
Fone: (11) 3259-6866
E-mail: cursos@iabsp.org.br