Lina Bo Bardi e Oswald de Andrade com Marília Gallmeister

 

O curso propõe expor a contribuição da experiencia teatral no pensamento arquitetônico, através do cruzamento da obra da arquiteta Lina Bo Bardi, no caso especifico do Teatro Oficina com a obra do poeta Oswald de Andrade e sua elaboração de um pensamento antropófago. A última obra de Lina Bo Bardi, o Teatro Oficina, conflui a radicalidade do público no pensamento da arquiteta, com a criação de um teatro rua, que desemboca em um teatro de estádio, projeto que não chegou a ser concluído, e que nasce do contato da arquiteta com a radicalidade propositiva de Oswald na sua obra ‘Do Teatro que é Bom’, onde o poeta faz uma crítica ao teatros em ascensão na época, os teatros de projeto italiano, ‘teatros de câmara’ como dizia Oswald, encerrados em si mesmo, psicológicos, sintoma de uma sociedade que se fecha. Este apontamento de Oswald, já denuncia um movimento que vai tomar proporções catastróficas anos depois até os dias de hoje – a proliferação do programa único da cidade de São Paulo: a de uma cidade de muros, antidemocrática, que não se mistura.

Metodologia

O curso se divide em 4 módulos, de três horas cada um, sendo o primeiro, um modulo expositivo da geratriz do pensamento de Lina acerca da arquitetura, do teatro e do público. O segundo, um módulo expositivo sobre o pensamento transdisciplinar do poeta Oswald de Andrade, sua contribuição matriz para fundar, reinventar um pensamento anticolonial para o Brasil, através do pensamento antropófago, sobretudo no teatro. O terceiro, segue também como um modulo expositivo e se propõe a cruzar os pensamentos de ambos os artistas. E o quarto, um módulo voltado para a exposição do resultado arquitetônico desta confluência, o Teatro Oficina e o projeto não concluído da arquiteta Lina Bo Bardi, em parceria com Edson Elito, de um teatro de estádio, público e com desenho aberto para a cidade, sediado no terreno privado entorno do Teatro Oficina. Para além dos 4 módulos o curso propõe um seminário, em um formato de debate, proposto pelos alunos sobre os temas debatidos em aula, a confirmar data.

Período: Segundas-feiras das 14h às 17h, total de 04 encontros.

Datas:
Novembro: 06, 13 e 27.
Dezembro: 04.

Carga horaria: 12 horas

Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – Sala IAB – Espaço Calder

Custo: Não Sócio R$ 230.00 – Sócio R$ 160,00

Obs. A realização do Curso se dará somente mediante a inscrição mínima de 10 (dez) Estudantes. A partir desta confirmação, o IABsp enviará o boleto para pagamento e finalização das inscrições.

Para efetuar sua inscrição: clique aqui

Informações:
Fone: (11) 3259-6866
E-mail: cursos@iabsp.org.br