CURSO A RECUPERAÇÃO DA VALORIZAÇÃO DA TERRA PARA O FINANCIAMENTO URBANO NA CIDADE DE SÃO PAULO

O curso, oferecido em parceria com o Lincoln Institute of Land Policy e  ministrado por Martim Smolka, Paulo Sandroni e Camila Maleronka, abordará a experiência da cidade de São Paulo com instrumentos de venda de direitos de construção, discutindo os conceitos que fundamentam a prática, o processo de implementação e suas potencialidades.

MARTIM SMOLKA
Martim O. Smolka, membro sênior e diretor do Programa sobre a América Latina e o Caribe, é economista. Suas áreas de especialização incluem mercados fundiários e políticas fundiárias, acesso à terra pelos pobres urbanos, a estruturação de mercados imobiliários na América Latina e sistemas de impostos imobiliários, incluindo o uso de taxas de incremento do valor da terra para financiar o desenvolvimento urbano e a infraestrutura. Formado pela Universidade da Pensilvânia (M.A./Ph.D.), É co-fundador e ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

PAULO SANDRONI
Entre 1965 e 1969, foi professor da Faculdade de Economia da PUC-SP e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro. No início dos anos 1970, trabalhou na Universidade do Chile e na Universidade de Los Andes, em Bogotá. Atualmente é professor da Escola de Administração de Empresas, da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Até 2007, foi também professor da Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É faculty do Lincoln Institute of Land Policy, um think tank baseado em Cambridge (Massachusetts) que se dedica a questões relacionadas com a tributação, uso e regulação do solo.

CAMILA MALERONKA
Camila Maleronka é arquiteta e consultora independente de São Paulo, Brasil, doutora em urbanismo pela USP, com experiência em urbanismo e ferramentas de financiamento urbano. Trabalhou como consultora para os setores público e privado. Entre 2010 e 2013, foi Gerente de Estudos Econômicos da SP Urbanismo, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, responsável pelas operações urbanas da cidade. De 2013 a 2018, trabalhou na P3urb, empresa focada em projetos imobiliários baseados em parcerias público-privadas. É consultora do BID e do Banco Mundial e, desde 2010, tem colaborado com o Instituto Lincoln, como professora e pesquisadora.

PROGRAMAÇÃO:

 

6ª feira, 06/09 Sábado, 07/09 Domingo, 08/09
9:00-10:40 Boas Vindas e introdução ao funcionamento dos mercados de solo
Martim Smolka
Impacto de políticas públicas sobre o valor do solo
Martim Smolka
Visita à região das operações urbanas Água Espraiada, Faria Lima e Água Branca (lanche incluso).
10:40-11:00 Café Café
11:00-12:40 Introdução sobre desenvolvimento urbano, necessidades de implantação da Infraestrutura, valorização da terra e financiamento
Paulo Sandroni
Operação Urbana Consorciada: o que é e para que serve?
Camila Maleronka
12:40-14:00 Almoço Almoço
14:00-15:40 Solo Criado e outorga onerosa do Direito de Construir
Camila Maleronka
Operações Urbanas em São Paulo: Faria Lima, Água Branca e Água Espraiada
Paulo Sandroni
15:40-16:00 Café Café
16:00-17:40 Operações Interligadas: experiência precursora de recuperação da valorização do solo para o financiamento de casas populares
Paulo Sandroni
Discussão de questões em aberto e apresentação do roteiro da visita técnica
Martim Smolka, Paulo Sandroni e Camila Maleronka

INFORMAÇÕES:
Período: 06 a 08/09/2019
Vagas: 30
Local: Av. Paulista, 967, 3º andar (Fundação Vanzolini)
Obs. A realização do curso se dará somente mediante a inscrição mínima de 18 inscritos.

Curso oferecerá traslado para a visita do domingo, coffee break na sexta e no sábado e lanche durante a visita técnica. Almoço e outras despesas deverão correr por conta do participante.

PAGAMENTO:
Cartão de crédito (até 10x), débito online ou boleto bancário pela plataforma do sympla.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/recuperacao-da-valorizacao-da-terra-para-o-financiamento-urbano-na-cidade-de-sao-paulo__582768

Associe-se ao IABsp!
www.iabsp.org.br/index.php/associe-se
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo
Fone: (11) 3259-6866
e-mail: cursos@iabsp.org.br