Curso Cidade, Patrimônio Cultural e Inventário Participativo

CONTEÚDO
Refletir sobre as formas de abordar a memória e a história da arquitetura e da cidade é fundamental para discutirmos qual patrimônio cultural estamos preservando. Somado a isso, é crescente o discurso sobre participação social nas políticas de preservação. No entanto, poucos são os meios e as formas de valorização de outros significados do patrimônio. Neste cenário, o método de Inventários Participativos de Referências Culturais se apresenta como um potencial instrumento para desenvolver processos participativos de preservação, a que se somam outros valores na argumentação da importância dos bens culturais. Por meio dele se constrói um conjunto de dados que é a imagem complexa de um território, a partir da mobilização coletiva e do diálogo entre os diferentes atores. No curso apresentaremos o método de Inventários Participativos, a partir de debates sobre a construção do campo do patrimônio cultural e estudos de casos, com foco na possibilidade de construção de outras perspectivas para o patrimônio cultural nas cidades.

OBJETIVO
O curso tem como objetivo de possibilitar a compreensão e a emersão de outros significados do patrimônio cultural a partir do método de Inventário Participativo de Referências Culturais.

EMENTA
Refletir sobre o patrimônio cultural nas cidades, buscando outros significados a partir da metodologia de Inventário Participativo de Referências Culturais. Apresentar bases históricas e conceituais, problematizando a construção do campo do Patrimônio Cultural, bem como compartilhar experiências de inventariar.

CRONOGRAMA
Aula 1 – Por que preservamos?
Reflexão sobre memória social e a historiografia do campo do patrimônio no Brasil fundamentada em suas problemáticas contemporâneas.

Aula 2 – A relação entre educação e inventários participativos
Discussão sobre educação patrimonial, em que contexto se inserem os inventários participativos, e início da apresentação do método.

Aula 3 – Compreendendo as referências culturais
Apresentação sobre o conceito de referências culturais e as categorias utilizadas no inventário participativo e exercício prático.

Aula 4  – Olhares a contrapelo ao patrimônio urbano
Estudos de casos sobre abordagens de inventário participativo no contexto urbano.

*A combinar com a turma a aula do dia 21/06 por questão do feriado.

ORIENTADORES
João Lorandi Demarchi é mestrando em Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona no Ensino Médio. Graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Integrante da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Mariana Kimie Nito é conselheira na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da prefeitura de São Paulo, na cadeira de representação da sociedade civil pelo IAB/SP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e especialização em Gestão de Restauro e Prática de Obras de Conservação do Patrimônio Cultural pelo Ceci/UFPE. É membro do conselho gestor da Repep.

INFORMAÇÕES
Datas: 28/06 e 05/07- sextas-feiras (das 18h30 às 22h30)
2 encontros
Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – Mezanino
Custo: Sócio ou Amigo IABsp R$ 160
Não Sócio IABsp R$ 230

Inscriçõeshttps://www.sympla.com.br/cidade-patrimonio-cultural-e-inventario-participativo__488272

Número de participantes máximo e público-alvo
30 participantes; Estudantes e profissionais que atuam no campo do patrimônio cultural e demais interessados.

Carga horaria e programa
08 horas e período de 1 mês

Material e equipamentos necessários
– Projetor e tela;
– Papéis coloridos;
– Canetas, canetinhas coloridas, lápis, tesouras, fita crepe, cola, etc;
– Impressão de fotos (3 por participante) e trechos de textos;

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