Escola da Cidade está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação – 1º semestre 2019

‘ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE’

Esta especialização lato sensu, que se encontra em sua quarta edição, propõe uma ampla reflexão sobre a educação em arquitetura e o urbanismo.

Através de seminários e palestras com profissionais reconhecidos promove discussões sobre o significado da arquitetura na sociedade e sobre a formação dos jovens profissionais na contemporaneidade, a partir de uma reflexão sobre o papel das instituições de ensino.

Pretende fomentar a reflexão sobre a atividade docente, estudando teorias e planos de ensino, experiências de ensino em diferentes universidades, discutidas como possibilidade tanto para novas matrizes de ensino de arquitetura e urbanismo, como para pesquisas específicas ligadas à pedagogia a fim de relacionar esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.

É uma proposta inovadora no Brasil por promover atualização técnica no campo do ensino, particularmente do ensino de arquitetura e urbanismo, com a consolidação da postura crítica como possibilidade de experimentação de novas propostas educacionais.

‘GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA’

Esta especialização lato sensu, em sua nona edição, se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano, por meio da Arquitetura.

O curso é dividido em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos. Os módulos definem regiões que serão discutidas como tema de trabalho.

A ideia é refletir sobre as necessidades próprias de cada país, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. O objetivo é promover o estudo de outros países e de forma rotativa. Desde 2016 a especialização conta com países de fora da América como tema de pesquisa, casos de Portugal, Espanha e Moçambique.

Cada módulo está organizado em três partes: História e CulturaArquitetura e Arte e Ateliê de Projeto, quando os alunos desenvolvem um projeto no país em estudo. Em cada uma destas fases há a participação de professores convidados dos países a serem investigados.

‘HABITAÇÃO E CIDADE’

Este ano o curso entra na sua 10ª edição e propõe uma atualização dos conhecimentos históricos e teóricos referentes à habitação coletiva e também da prática do projeto relacionado a esse tema.

O objetivo dessa especialização lato sensu é dar continuidade à formação dos profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos. Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática da profissão, avaliar procedimentos adotados, além de, através do exercício projetual nas fases de Atelier de Projeto, estudar caminhos para possíveis transformações e melhorias no quadro atual.

‘MOBILIDADE: SUAS LÓGICAS E ESCALAS’

A passagem da cidade moderna para a contemporânea coloca como um de seus maiores desafios os problemas concernentes à mobilidade ou aos sistemas de mobilidade. Estes se recolocam criticamente no debate e na produção disciplinar do planejamento urbano e territorial, do urbanismo e da arquitetura.

O curso adota o tema da mobilidade – entendido e trabalhado em registro de estrutura, forma e paisagem – como matéria e eixo central de indagação e investigação, de experimentação e proposição metodológica e conceitual, teórica e prática. Tem foco também nas questões de acessibilidade, seus requisitos, desdobramentos urbano-territoriais, e implicações socioambientais e político-econômicas recíprocas.

A partir do convênio de cooperação acadêmica assinado com o Master en Proyectación Urbanística (MPU) do Departamento de Urbanismo i Ordenación del Territorio, da Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), esta especialização conta com o intercâmbio docente entre as instituições e possibilita ao aluno obter a dupla titulação – da Escola da Cidade (pós-graduação lato sensu) e da UPC (máster – stricto sensu).

‘CONCEBER E CONSTRUIR: ESTRUTURAS LEVES E PRÉ-FABRICAÇÃO’

A invenção de novas máquinas e dispositivos de projeto, assim como as urgências ambientais e a ocupação pelo ser humano dos espaços construídos e dos que ainda serão conduzem a novas oportunidades de conceber e produzir o edifício e a cidade imaginados.

A eleição das estruturas leves e a pré-fabricação como fios condutores deste estudo e a demanda do século XXI por edifícios leves, pela responsabilidade sobre a origem, a aplicação e o destino dos materiais construtivos, a consciência diante dos diversos tipos de organização social e técnica do canteiro de obra e os novos dispositivos que fazem a interface do edifício e da infraestrutura urbana são desafios do nosso tempo: o desafio de conceber, construir e gerir cidades e regiões.

O tema central do novo curso está baseado na intuição de que ‘o fazer pensando e pensar fazendo’ que conduzem a formação de indivíduos que terão consciência, ao projetar e construir, de suas decisões tecnológicas e espaciais.

O curso conta com aulas ministradas pelo corpo docente da Escola da Cidade e de professores convidados (vide nomes abaixo) e se pauta na elaboração e verificação de projetos, assim como no estudo analítico, crítico e propositivo das escolhas tecnológicas e espaciais.

INSCRIÇÕES

Dúvidas e informações
posgraduacao@escoladacidade.edu.br
(11) 3258-8108

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