VKHUTEMAS & BAUHAUS: ESPAÇO, VOLUME, DESENHO E CORES

 

CONTEÚDO
A proposta da oficina é a realização de inúmeros exercícios propedêuticos propostos por mestres da escola soviética “vkhutemas” e da alemã “bauhaus”. os exercícios que integraram disciplinas de formação introdutória trazem experimentos sensoriais sobre volume, espaço, formas e colorimetria, envolvendo mestres como nikolai ladóvski, laszlo moholy-nagy, liubov popova, liudmila maiakóvskaia, johannes itten, entre outros. serão 2 mestres por aula e suas propostas experimentais propedêuticas.

CRONOGRAMA
O curso contará com 6 encontros de X horas às segundas-feiras, com início em 02/09 e término em 07/10.

PAUTA
aula 1: “vkhutemas” e “bauhaus”: laboratórios da modernidade.
aula 2: nikolai ladóvski: sala negra e desenho cego arquitetônico / linha de horizonte.
aula 3: aleksandr ródtchenko: perspectivas e ângulos / laszlo moholy-nagy: modulações e ondulações.
aula 4: liubov popova: cores e superfícies / johannes itten: círculo cromático.
aula 5: liudmila maiakóvskaia: formulação de cores/ josef albers: cores, luzes e sombras.
aula 6: gertrud grunow: som, cor e corpo / várvara stepanova: formas puras.

ORIENTADOR
Celso Lima (17-10-1961)
Artista Plástico teve seu inicio como ilustrador para jornais como a Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil, entre outros, e após contato com os artesãos “lukis” do Batik Tulis de Java em 1990, se aprofundou no universo da estamparia e tinturaria da Índia, Indonésia, China e Japão. As pesquisas sobre os processos de estamparias por reservas no continente africano, com destaque para as culturas da costa ocidental, como os iorubas, bamanas, ashantis e kubas teve inicio em 1998, com aprendizados realizados na Nigéria e Mali, e os experimentos tintureiros kubas no Congo em 2004. Desde 1992 desenvolve projetos com criação e produção de desenho de estampas em rapport para têxteis, em processos manuais, como o batik, e impressões industriais. Em 2001 inicia em parceria com o SESC SP as oficinas de estamparia, com processos tintureiros e serigráficos, e de pesquisas e projetos em design de superfície, com criações para têxteis, wallpaper, revestimentos relevados e estruturas cobogós. Em 2007 passa a publicar online um blog sobre estamparia, focado em história, design, autores e processos no site celsolima.zip.net. Com trabalhos publicados em revistas como “Casa Cláudia”, “Casa Vogue” e “Casa & Jardim”, jurado do premio Estampa Brasil nas 3 edições, com edições de textos nas 3 publicações “Alma Brasileira”, que reúnem os acervos das premiações, atualmente desenvolve pesquisas, estuda e divulga as técnicas de tinturaria e estamparia por reservas dos continentes africano e asiático, assim como as oficinas de design de superfície, coordenando pesquisa, projeto, criação e produção, com destaque também para a história da estamparia, tema de vários módulos teóricos nas unidades do SESC, e grupos de estudos sobre a cultura material africana no “Acervo África”. Em ateliê produz peças murais sobre seda, linho, lã e algodão em projetos parceiros com arquitetos e designers de interiores.

INFORMAÇÕES
Período: 02/09 à 07/10 – quintas-feiras (das 19h às 22h)
6 encontros
Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – Mezanino
Custo: Sócio ou Amigo IABsp R$ 160,00
Não Sócio IABsp R$ 230,00

Associe-se ao IABsp!
iabsp.org.br/index.php/associe-se/

Formas de pagamento: cartão de crédito (até 10x), débito online ou boleto bancário pelo site do https://www.sympla.com.br/vkhutemas–bauhaus-espaco-volume-desenho-e-cores__609997

Obs. A realização do curso se dará somente mediante a inscrição mínima de 20 inscritos.

Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo
Fone: (11) 3259-6866
E-mail: cursos@iabsp.org.br