5º Encontros de Arquitetura – Desenho urbano e arquitetura da paisagem

quando se fala de projetos de urbanismo logo se imagina os grandes planos urbanos, planos diretores e as grandes cidades planejadas, como brasília. no entanto existe uma escala que contempla o desenho da paisagem urbana ou rural, com dimensões mais acessíveis para as pessoas. o exemplo da atual obra do vale do anhangabaú ou das possibilidades que existem no elevado costa e silva são apenas um recorte do que a ideia desse encontro é explorar esse tipo de projeto e mostrar as diferentes frentes de atuação da arquitetura dentro do urbanismo.

Participantes
cap – consultoria ambiental paisagística
os arquitetos paisagistas sidney schwindt linhares, elaine biella e elizabeth cohen atuam na cap consultoria ambiental paisagística há mais de 30 anos.
com escritórios em são paulo e no rio, desenvolvem trabalhos em diversas escalas, sendo especialistas em macropaisagismo e de alta complexidade como, parques, bairros, condomínios, entre outros. 

gabriella ornaghi e bianca vasone arquitetura da paisagem
escritório de paisagismo com sede em são paulo que atua há 12 anos com projetos em diversas escalas. com foco em criar desenhos em que as propriedades arquitetônicas se integrem ao meio ambiente onde está inserido, pensando sempre de uma forma funcional e estética.

especializado não só no projeto, mas também na sua execução.

stuchi & leite – projetos & consultoria – arquitetura e desenvolvimento urbano
escritório originado da associação entre carlos leite e fabiana stuchi, caracteriza-se pela união de dois campos de atuação: o profissional e o acadêmico, projetos e consultorias, onde somam-se experiências prévias de mais de quinze anos.
empresa de arquitetura e urbanismo, dedicada ao desenvolvimento de projetos, pesquisa e consultoria em arquitetura, design, urbanismo, reabilitação e estruturação/modelagem urbana e desenvolvimento urbano sustentável.

mediação
luciana bongiovanni martins schenk

professora doutora, no instituto de arquitetura e urbanismo da universidade de são paulo, (iau – usp). professora do programa de pós-graduação, iau – usp. presidente nacional da abap, associação brasileira de arquitetos paisagistas, gestão 2018-2020.graduação em arquitetura e urbanismo, fau-usp (1990). graduação em filosofia fflch- usp (2001). mestrado em arquitetura e urbanismo pela fau-usp (1997). doutorado em arquitetura e urbanismo ppgau da eesc-usp(2008).líder conjunta grupo de pesquisa yby – estudos fundiários, políticas urbanas, produção do espaço e da paisagem. coordenadora do gtpu, grupo de trabalho de planejamento dos parques urbanos de são carlos; colaboradora da rede quapá-sel, quadro do paisagismo no brasil.

 

quarta-feira
13 de novembro
às 19h
rua bento freitas, 306

[entrada franca]