ACÁCIA CULTURAL LANÇA O LIVRO BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS NO DIA 18 DE JUNHO

 

Escritório completa 32 anos de produção com arquitetura que busca compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras; evento será no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo

 

São Paulo, 2019 – Com 32 anos de trajetória, o escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian tem projetado em todas as escalas e temas: residências, edifícios públicos e privados, projetos comerciais e de serviços, escolas, centros esportivos e projetos urbanos. Sua arquitetura procura compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras. No próximo dia 18 de junho lançam no Museu da Casa Brasileira – pela editora Acácia Cultural –o livro que marca este momento: Biselli Katchborian Arquitetos traz uma abordagem holística sobre o trabalho desenvolvido em mais de três décadas.

 

Um texto do arquiteto, crítico e organizador da obra Francesco Perrotta-Bosch abre o livro, seguido por um perfil escrito pela jornalista Michele Oliveira, que reflete, entre outros assuntos, sobre o momento chave da mudança de escala de atuação do escritório a partir da vitória nos concursos do Teatro de Natal e do Aeroporto de Florianópolis. Na sequência, um artigo da arquiteta e professora Elisabete França com o tema “A presença da arquitetura nos programas públicos de habitação”, e um texto-aula de Mario Biselli intitulado “História da Arquitetura enquanto história da técnica”, o qual apresenta uma leitura particular da transformação dos modos construtivos nos projetos arquitetônicos ao longo de oito séculos, além de ser uma generosa apresentação das referências que povoam o imaginário da dupla titular do Biselli + Katchborian.

 

Uma característica notável é o sucesso obtido em concursos públicos e privados. Nos últimos 15 anos, foram um dos grandes vencedores de competições arquitetônicas do Brasil, o que aparece em destaque no livro com a quantidade de projetos oriundos desse processo. “Os concursos são os laboratórios de reflexão de Mario e Artur. São os momentos em que eles experimentam estratégias de projeto e, de certo modo, fundamentam as características arquitetônicas que dão singularidade a sua obra”, explica Francesco.

 

O livro ainda apresenta projetos de grande relevância de Biselli + Katchborian, como os de aeroportos (Florianópolis e Guarulhos), os culturais (Teatro de Natal e a renovação do Setor Social do Clube Pinheiros), esportivos (Ginásio de Barueri) educacionais (CEU Pimentas) e habitacionais (Conjunto Habitacional em Heliópolis e o Complexo Julio Prestes).

 

Sobre Biselli + Katchborian Arquitetos Associados

O escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian foi fundado em 1987. Com uma arquitetura que procurou compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras, Mario Biselli e Artur Katchborian tem projetado em todas as escalas e temas, desde um sem número de residências, edifícios públicos e privados, residenciais, comerciais e de serviços, edifícios de interesse coletivo como habitação, escolas, centros esportivos e aeroportos, até projetos de escala urbana, tanto através de clientes privados como de concursos públicos, nos quais obtiveram premiações de destaque. Os projetos tem sido objeto de publicações nacionais e internacionais, e tem participado de diversas exposições de arquitetura, como a Mostra de Arquitetura da Bienal de Veneza, Italia, em 2010 e 2014, e a recente exposição “Infinito Vão “da Casa de Arquitectura de Portugal, 2018. Mario Biselli é Professor Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para além das atividades do escritório, Biselli desempenha intensa atuação docente nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Biselli é também autor de vários artigos científicos e culturais. Atualmente está concluindo a edição de seu livro teórico “Apontamentos de Teoria e Prática do Projeto”, com lançamento previsto para este ano pela Editora Appris. Artur Katchborian é também pós-graduado e tem atividade docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do SENAC. www.bkweb.com.br

 

LIVRO ‘BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS’
1ª Edição
Edição bilíngue | Português e inglês
304 páginas
ISBN 978-85-69959-06-9
Preço de capa | R$180
Onde encontrar I À venda na Livraria Martins Fontes em São Paulo. A partir de julho nas melhores livrarias do país.

—-

BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS
TEXTOS Elisabete França, Francesco Perrotta-Bosch, Mario Biselli e Michele Oliveira
TRADUÇÃO Renata Takatu
ORGANIZAÇÃO, ESCRITA E EDIÇÃO DE TEXTOS Francesco Perrotta-Bosch
COORDENAÇÃO EDITORIAL Acacia Lischewski e Alexandre DL Rabelo
PROJETO GRÁFICO E CAPA Luciana Mattar
PRODUÇÃO GRÁFICA Gerson Tung
FOTOGRAFIAS Nelson Kon, Rafael Salim, Mario Biselli, Ucha Aratangy e Vitor Zanatta ILUSTRAÇÃO CAPA Mario Biselli
REVISÃO PORTUGUÊS Alicia Toffani e Rafaela Cera
TRADUÇÃO PARA INGLÊS Renata Takatu
REVISÃO INGLÊS Matthew Rinaldi
TRANSCRIÇÃO DE AULA DE MARIO BISELLI Clara Varandas Abussamra

SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO ‘BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS’
Data: 18 de junho, terça-feira
Horário: 19h às 22h
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

Para solicitações de imprensa:
Cobogó Relações Públicas
Pedro Scabim – pedro@rpnacobogo.com.br
Livia Esteves – livia@rpnacobogo.com.br
Telefone – 11 3060-8552