ARQUITETURA EFÊMERA – ENCONTROS DE ARQUITETURA

Outubro chegou e com ele está de volta os nossos “Encontros de Arquitetura”.

Para quem ainda não conhece, a ideia desses encontros é discutir a produção de arquitetura contemporânea brasileira organizada por temas. A conversa contará com a presença de profissionais atuantes no campo da arquitetura e será mediada por um convidado externo ou por um dos integrantes do grupo formado pelo IABsp para a curadoria dessa atividade.

Este grupo é formado pelos seguintes profissionais:

Christina de Castro Melo – arquiteta sócia da Teúba Arquitetura
Gabriela de Matos – arquiteta criadora da revista Arquitetas Negras
Marco Artigas – arquiteto e Vice-Presidente do IABsp
Romullo Baratto – arquiteto e editor do Archdaily

Os “Encontros de Arquitetura” são mensais, sempre na segunda quinta feira de cada mês e terá um formato mais descontraído. Cada convidado terá 15 minutos para explicar o projeto escolhido para apresentação e a partir daí será aberta a conversa sobre o tema do dia. A participação do público é que irá ditar o ritmo do encontro.

O nosso terceiro “Encontros de Arquitetura” abordará o tema Arquitetura Efêmera e intervenções no espaço público, levando em consideração o espraiamento da atribuição do arquiteto e do urbanista, este encontro pretende discutir os projetos de rápida realização e que afetam, durante um espaço curto de tempo, o dia a dia da população.

Participantes:
Zoom Urbanismo Arquitetura e Design (vencedores da premiação IABsp 2018)
O Zoom é um escritório que atua nas áreas de urbanismo, arquitetura e design. O foco de nosso trabalho, expresso no próprio nome, é a atuação e investigação em diversas escalas de projeto. Desde a escala da cidade até a do design da vida cotidiana. Com programas e escalas tão variados buscamos ampliar nossa leitura sobre a apropriação por parte dos usuários de cada esfera, seja a urbana seja a do objeto.

Anna Ferrari
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU Mackenzie e Diretora da Fundação Augusto e León Ferrari arte e acervo.

Helena Cavalheiro
Pesquisa e atua nas fronteiras entre arte, cidade e arquitetura. Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolve atualmente seu mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na Área de Concentração Projeto, Espaço e Cultura.

Mediação:
Gabriela de Matos
É arquiteta e urbanista. Graduou-se pela FAU da PUC-MG (2010) e especializou-se em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído, pela UFMG (2016). É fundadora do projeto Arquitetas Negras e atualmente mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Pesquisa o racismo estrutural e suas influências no planejamento urbano, e arquitetura contemporânea produzida em África e sua diáspora. Entre outros, propõe ações que promovem o debate de gênero e raça na Arquitetura como forma de dar visibilidade à questão. Assina o editorial da Revista Arquitetas Negras vol.1, a primeira publicação feita por arquitetas negras no Brasil.

Informações:
quinta-feira
24 de outubro
às 19h30
na sede do iabsp
rua bento freitas, 306