Cinecubo IAB: “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz” e conversa com Laura Artigas, Pedro Gorski, Gal Buitoni e Luiz Ferraz

CineCubo é o cineclube promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil com o intuito de estimular o diálogo entre linguagens audiovisuais e arquitetônicas e debater olhares sobre a cidade. Toda terceira 3ª feira do mês às 19h30 o CineCubo exibe filmes seguidos de debate na sede do IAB-SP. Com curadoria e mediação de Nana Maiolini + Travessia Filmes + convidados, as sessões são gratuitas e abertas ao público em Geral.

Sessão: “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz” [2015 | 93min | documentário] dirigido por Laura Artigas e Pedro Gorski.

O documentário “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz” remonta a trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas, por meio das lembranças de familiares, amigos, alunos, imagens de arquivo e visitas a seis de suas principais obras.
Trailer do filme: https://youtu.be/vTLU1XwIfjs

Contaremos com a presença de Laura Artigas (direção e roteiro); Pedro Gorski (direção); Gal Buitoni e Luiz Ferraz (Olé Produções) para conversa após a sessão.

Laura Artigas é jornalista, roteirista e diretora. Se especializou em roteiro no curso “Escribir Cine” ministrado pelos premiados cineastas Juan José Campanella e Aída Bortnik, na Argentina. Em 2015 escreveu e dirigiu seu primeiro documentário autoral “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz“, exibido nos cinemas e premiado no “Arquiteturas Film Festival” em Lisboa no mesmo ano. Desde 2007 escreve e dirige projetos para os canais como National Geographic, GNT, Discovery Channel, Band, OFF, além de conteúdo para internet e para marcas como Melissa/ Grendene e Vice. Como jornalista publicou em veículos como Folha de S.Paulo, TRIP e Elle. Atualmente, finaliza “Ponto Firme”, seu segundo documentário autoral, premiado pelo edital de Fomento ao Cinema Paulista 2017.

Pedro Gorski é documentarista e Diretor de Televisão. Em 2015 lançou seu primeiro longa metragem documental: “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz”. O filme foi exibido no circuito de cinema em 6 capitais brasileiras e participou de festivais nacionais e internacionais. Dirigiu documentários e programas de TV para canais como A&E, GNT, TNT, Discovery Channel, Biography Channel, TV Cultura e TV Futura. Desde 2014 dirige o programa semanal “Decora” para o canal GNT e fez a direção geral da série documental em 10 episódios “Mish Mash – A Presença Judaica no Brasil” que estreou no Canal Curta em Abril de 2017.

Olé Produções – Gal Buitoni e Luiz Ferraz: No mercado desde 2007, a Olé Produções tem experiência em documentários, para TV e Cinema. Seus filmes foram exibidos e premiados em diversos festivais pelo mundo, como Karlovy Vary Internarional Film Festival (República Tcheca), DocsMX (México), Festival do Rio, É Tudo Verdade, Festival de Gramado entre outros. Em 2015 produziu o documentário, “Vilanova Artigas: o Arquiteto e a Luz”, que fez parte de um projeto multicultural para celebrar a vida e a obra no ano do centenário do arquiteto. Estreou nos cinemas de 7 capitais do Brasil simultaneamente e foi visto por mais de 10 mil pessoas, sendo o 4o documentário mais visto no ano. Em 2016, produziu o documentário “Miller & Fried: as origens do país do futebol”, em coprodução com a Globonews e Globofilmes e também o documentário “Tudo é projeto”, sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, documentário vencedor o prêmio de público da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Atualmente produz o documentário “Paisagem Concreta” sobre o arquiteto português Álvaro Siza.

Primeiro andar do IABsp
[entrada franca]