Curador português Paulo Pires do Vale debate sobre arte e educação e apresenta o Plano Nacional das Artes de Portugal (2019-2029)

 

No dia 27 de agosto (terça), às 19h, o projeto Fábrica Funarte recebe o curador, ensaísta e professor português Paulo Pires do Vale para uma conversa com o público sobre políticas públicas no âmbito da cultura.

Em março de 2019, Paulo Pires do vale assumiu a função de comissário executivo do Plano Nacional das Artes, a convite do Ministério da Cultura e Ministério da Educação de Portugal. O Plano é uma iniciativa do Governo para a “promoção do acesso à cultura em várias frentes, desde as escolas, famílias, à comunidade artística e às instituições públicas e privadas.”

O intuito é promover a igualdade de oportunidades no acesso à cultura. Para ele o maior desafio será compreender o papel da arte na sociedade civil: “o potencial das artes para cultivar a autonomia pessoal, desenvolver a liberdade, uma formação integral da pessoa, não apenas do ponto de vista da consciência, mas também sensível”. O trabalho em redes entre iniciativas que já existem e a igualdade do acesso a equipamentos e programas serão considerados. A diversidade também será abordada em Plano que vigorará entre 2019 e 2029: “as artes têm um papel determinante no respeito pela diversidade, pela diferença, no respeito pelo outro, pela preservação do patrimônio e a promoção de uma atitude estética, de fruição”.

Sobre Paulo Pires do Vale

Mestre em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, deu aulas na Universidade Católica Portuguesa e na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, em Lisboa. Foi curador de mostras na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, como Todos os Livros (2015), da artista Lourdes Castro, Ana Hatherly e o barroco. Num Jardim Feito de Tinta (2017) e Tarefas Infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam (2012) que ganhou versão brasileira com realização do Sesc no ano passado.

Plano Nacional das Artes – Plano estratégico 

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/PNA/Documentos/estrategia_do_plano_nacional_das_artes_2019-2024.pdf

Fonte: https://www.dn.pt/lusa/interior/entrevista-artes-tem-papel-fundamental-na-promocao-da-inclusao-e-igualdade—comissario-pna–10633118.html

Serviço 

Fábrica Funarte – Sala Guiomar Novaes
Conversa: Dia 27 de agosto de 2019, terça, das 19h às 20h30.
Horário de visitação: 10h às 19h
Endereço Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos
Contato (011) 3662 5177
Entrada gratuita, vagas limitadas
Público recomendado: estudantes em gestão cultural, produtores, artistas, Recomendação etária: Livre