EDITORA MONOLITO LANÇA “HEEP: UM ARQUITETO MODERNO”, DE MARCELO BARBOSA, NO IABsp

Lançamento contará com debate sobre a obra e a influência de Heep com a presença do autor, do editor, do jornalista Raul Juste Lores e dos professores Paulo Bruna e Abílio Guerra

São Paulo, Novembro de 2017 –  A Editora Monolito lançará no próximo dia 8/2 o livro “Heep: um arquiteto moderno”, de Marcelo Barbosa, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, em São Paulo. Durante o evento, haverá um debate sobre a obra e influência do arquiteto alemão – responsável por projetos icônicos em São Paulo como os edifícios Itália, Lausanne, e os gêmeos Lucarno e Lugano – com a participação do autor e do editor Fernando Serapião, do jornalista Raul Juste Lores (Veja São Paulo), e dos professores Paulo Bruna (FAUUSP) e Abílio Guerra (FAUMackenzie). O livro foi idealizado pela Fundação Stickel e a Editora Monolito, com parceria de fomento do CAU/SP.

O volume é um desdobramento do mestrado e doutorado de Barbosa, que é professor do Mackenzie e sócio-fundador da Bacco Arquitetos. Durante sua pesquisa, ele analisou a produção arquitetônica do arquiteto à luz do desenvolvimento da cidade de São Paulo no pós-guerra, auxiliando na construção da metrópole emergente entre 1945 e 1960.

Com muitas informações inéditas, a publicação destaca os principais projetos de Heep, fotografados por Ana Mello, e acrescenta informações biográficas, analisando as diversas interlocuções na obra do arquiteto e sua relação com a cidade, assim como a transposição cultural, onde um conjunto de princípios culturais de seu ambiente de origem, a Alemanha da década de 1920 e a França da década de 1930, terão vários ajustes para seu entrosamento no ambiente cultural do Brasil.

“Passados mais de 50 anos desta trajetória, responsável por edificar boa parte do centro da cidade, vem surgindo um grupo de novos incorporadores imobiliários que buscam contratar arquitetos que resgatam a tradição estabelecida por Heep e alguns de seus pares, em contraponto à mesmice neoclássica instalada na cidade. Sozinha, a arquitetura não é capaz de modificar o espaço urbano, mas é a espinha dorsal para qualquer transformação de qualidade. Que a lição deixada por Franz Heep ecoe pelas próximas décadas, para que tenhamos uma cidade mais humana, mais plural e mais amigável quanto aos lançamentos imobiliários”, afirma Barbosa.

LANÇAMENTO + DEBATE – “HEEP: UM ARQUITETO MODERNO”
Data: 8/2
Horário: 18h30
Local: IAB/SP
Endereço: R. Bento Freitas, 306 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Evento gratuito e aberto ao público. Um número limitado de exemplares serão distribuídos, conforme a ordem de chegada.