ENCONTROS DE ARQUITETURA

Data: 13 de junho de 2019 às 19h30
Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – 1º andar

A partir de junho de 2019 a plataforma profissional do IABsp inaugura os “Encontros de Arquitetura”.

A ideia desses encontros é discutir a produção de arquitetura contemporânea brasileira organizada por temas. A conversa contará com a presença de profissionais atuantes no campo da arquitetura e será mediada por um convidado externo ou por um dos integrantes do grupo formado pelo IABsp para a curadoria dessa atividade.

Este grupo é formado pelos seguintes profissionais:

Christina de Castro Melo – arquiteta sócia da Teúba Arquitetura
Gabriela de Matos – arquiteta criadora da revista Arquitetas Negras
Marco Artigas – arquiteto e Vice Presidente do IABsp
Romullo Baratto – arquiteto e editor do Archdaily

Os “Encontros de Arquitetura” serão mensais, sempre na segunda quinta feira de cada mês e terá um formato mais descontraído. Cada convidado terá 12 minutos para explicar o projeto escolhido para apresentação e a partir daí será aberta a conversa sobre o tema do dia. A participação do público é que irá ditar o ritmo do encontro.

Prevemos também registrar todas as conversas para ampliar o acesso pelos meios digitais bem como para embasar futuras manifestações o IABsp sobre arquitetura e a contribuição dos arquitetos para cada um dos temas a serem tratados nesses encontros.

O nosso primeiro “Encontros de Arquitetura” abordará um tema que foi protagonista das discussões políticas nacionais nas últimas semanas, a “Educação”. Para esquentar essa discussão convidamos com 4 escritórios que irão expor os projetos educacionais produzidos pelas respectivas equipes nos últimos anos.

Nossos convidados:

MEDIAÇÃO: AVANI FERREIRA E JULIANE BELLOT


ANDRADE MORETTIN ARQUITETOS
O escritório, fundado em 1997, surgiu da associação dos arquitetos Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, ambos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1992 e 1991, respectivamente. Atuando na área de projetos de arquitetura e urbanismo, trabalha com projetos de diversas escalas e de naturezas bastante variadas, tanto para o setor público como para o setor privado. A conquista de algumas premiações importantes no panorama nacional e internacional conferiu ao escritório considerável estabilidade e garantiu o encargo de projetos de relevância na cidade.

BASE URBANA
É um hub de arquitetura que trabalha com o conceito de BASE desde 2007. Agrega equipes multidisciplinares e arquitetos parceiros para desenvolver ações projetuais. Nosso projeto de arquitetura transforma o espaço em diferentes escalas, em um processo participativo, personalizado e criativo.
A célula mater da Base Urbana é formada pelas arquitetas e urbanistas Catherine Otondo e Marina Grinover. Ambas mantêm uma atividade didática regular e integram a experiência e as inovações das pesquisas acadêmicas com a prática do escritório. As sócias se complementam, aliando o gesto e a experimentação do desenho com o rigor do desenho industrial e soluções construtivas criativas.

HEREÑÚ & FERRONI ARQUITETOS
Fundada em 2002 pelos arquitetos Pablo Hereñú e Eduardo Ferroni, a h+f arquitetos vem construindo um percurso estruturado a partir da complementaridade da atividade profissional – através da elaboração de projetos públicos e privados com diversos programas e escalas de abrangência – e da acadêmica, por meio do ensino e da pesquisa. Pautado por um modo coletivo de produção e troca de conhecimento, o escritório se configura como um espaço permanentemente aberto às parcerias e colaborações.

+K ARQUITETOS
Estúdio de arquitetura fundado em 2000 por Keila Costa, arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo desde 1995 e tem como objetivo a colaboração multidisciplinar entre diversos profissionais para o desenvolvimento de projetos públicos, institucionais, privados e artísticos em diversas escalas. Possui diversos projetos premiados em concursos nacionais e projetos expostos em publicações e exposições nacionais e internacionais, como na 13. Bienal Internacional de Veneza (Itália), 2012.