EXPOSIÇÃO: LIUBLIANA DE PLECNIK (PLEČNIK) NA FAUUSP

 

A Embaixada da Eslovênia em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) abrirá uma exposição intitulada “Liubliana de Plečnik” sobre vida e obra do maior arquiteto esloveno, Joze Plecnik (Jože Plečnik). Plecnik viveu entre 1872 e 1957 e tem o mesmo significado e importância para Eslovênia que o Oscar Niemayer tem para o Brasil. Joze Plecnik desenhou edifícios e setores da capital eslovena, Liubliana, durante a primeira metade do século XX.

2017 foi declarado na Eslovênia como o ano de Plecnik. Por esta ocasião o Ministério da Cultura da Eslovênia lançou uma exposição que conta com 20 painéis em português e inglês apresentando as principais obras do arquiteto, as quais podem ser admiradas ao se visitar a capital da Eslovênia.

No Brasil a exposição já foi realizada três vezes; em 2017 no Palácio do Governo do Distrito Federal, quando se comemorou também os 25 anos das relações diplomáticas entre a Eslovênia e o Brasil, e posteriormente na Universidade de Brasília. No ano passado a exposição viajou para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na PUC Minas em Belo Horizonte. Esta exposição é acompanhada de uma palestra da arquiteta esloveno-brasileira, Arq. Ma. Darja Kos Braga. Ela ministrou uma série de palestras em universidades de Brasília em seus departamentos de arquitetura e no ano passado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na PUC Minas.

É uma honra para embaixada poder realizar pela quarta vez a exposição, desta vez em São Paulo, na mais renomada e importante universidade do país, Universidade de São Paulo. A abertura da exposição que vai contar com a presença do embaixador da Eslovênia, Alain Brian Bergant e da diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Profª Drª Ana Lúcia Duarte Lanna, será seguida por um café da manhã na sexta feira, dia 15 de março de 2019, às 10h no piso das salas de aula da FAU. Após abertura a Arq. Ma. Darja Kos Braga dará a palestra intitulada: “Arquiteto Joze Plecnik e sua obra Humanista e Atemporal” que apresenta o contexto histórico e geográfico da vida de Plecnik. Em seguida haverá uma mesa redonda com a presença do Prof. Dr. Hugo Segawa e da Arq.Ma. Marina Amado. A arquiteta Darja Kos Braga também dará uma palestra na quinta-feira, dia 14 de março de 2019 às 19:30 no Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo localizado na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista – São Paulo.

A exposição estará aberta ao público até o dia 29 de março. As obras de Jože Plečnik marcaram significativamente as capitais europeias: Liubliana, Viena e Praga. Independente dos estilos de arquitetura do começo do século 20, ele desenvolveu o seu próprio estilo, atemporal e cheio de simbolismo. A sua arquitetura oferece soluções universais e segue atual nos dias de hoje. Além disso, suas obras foram nominadas para inscrição na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Tanja Maslać
Encarregada dos assuntos culturais e mídia
T: 61 3365 1445 C: 61 98675 5578
Email: tanja.maslac@gov.si

Dez obras primas em Liubliana feitas por Joze Plecnik: https://bit.ly/2T4p2Bx