FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA E CIDADE – ENCONTROS DE ARQUITETURA

Outubro chegou e com ele está de volta os nossos “Encontros de Arquitetura”.

Para quem ainda não conhece, a ideia desses encontros é discutir a produção de arquitetura contemporânea brasileira organizada por temas. A conversa contará com a presença de profissionais atuantes no campo da arquitetura e será mediada por um convidado externo ou por um dos integrantes do grupo formado pelo IABsp para a curadoria dessa atividade.

Este grupo é formado pelos seguintes profissionais:

Christina de Castro Melo – arquiteta sócia da Teuba Arquitetura e Urbanismo
Gabriela de Matos – arquiteta criadora da revista Arquitetas Negras
Marco Artigas Forti – arquiteto e Vice-Presidente do IABsp
Romullo Baratto Fontenelle – arquiteto e editor do Archdaily

Os “Encontros de Arquitetura” são mensais, sempre na segunda quinta feira de cada mês e terá um formato mais descontraído. Cada convidado terá 15 minutos para explicar o projeto escolhido para apresentação e a partir daí será aberta a conversa sobre o tema do dia. A participação do público é que irá ditar o ritmo do encontro.
Fotografia de Arquitetura e Cidade
Encontro para debater as formas de representação da arquitetura e da cidade através da fotografia. A partir da contribuição de cada participante, discutiremos como as diferenças de olhar e abordagem técnica resulta em narrativas singulares do espaço construído.

Ana Mello
Arquiteta de formação, desenvolve ensaios fotográficos em diversas escalas: cidades, edificações, paisagismo, arquitetura de interiores e mobiliário. Fotografou, entre outros, o novo terminal do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte da Bacco Arquitetos, o Alojamento Estudantil no Panamá da SIC Arquitetura, o Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos e desde o início de 2018 acompanha a obra de Restauro do Museu da Língua Portuguesa. Recentemente, contribuiu para o livro “Adolf Franz Heep: um arquiteto moderno” do arq. Marcelo Barbosa. Desde 2017, em parceria com a Fundação Stickel, dá aulas de fotografia de arquitetura na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha.

Bebete Viégas
Formada em Cinema, pós-graduada em Fotografia e mestre em Comunicação e Semiótica. Como fotografa de arquitetura, Bebete Viégas realiza trabalhos para escritórios como Paulo Mendes da Rocha, Una Arquitetos, Gonçalo Byrne e Álvaro Siza. Sua produção pode ser acompanhada em diversas publicações nacionais e internacionais. Há mais de 10 anos, também atua como professora do bacharelado de fotografia do Senac.

Manuel Sá
Manuel Sá (1981) é fotógrafo de arquitetura e cidades e vive em São Paulo. Faz registros fotográficos para escritórios de arquitetura em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, e publicações como Arquitetura&Construção, Revista Projeto, Casa Claudia, Archdaily Brasil, Archdaily International, Office Snapshots, Divisare, Archello e Design Milk. Ganhou o prêmio Fotografia de Arquitetura e Cidade 2018 do IAB-SP. Teve sua primeira exposição individual realizada no Espaço Plexi, em São Paulo. É membro do Studio Naaro, sediado em Londres. Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia em 2010 e com pós graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade em 2017.

quinta-feira
31/10/2019
às 19h
Rua Bento Freitas, 306
Entrada franca