Instituto das Pequenas Missionárias firma acordo com Instituto de Arquitetos do Brasil – RM Vale e Litoral Norte para preservar patrimônio histórico de São José

O Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI) está firmando um acordo com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Esse acordo irá preservar um dos patrimônios históricos de São José dos Campos, a Casa dos Padres, localizada na Praça Presidente Kennedy, número 88, região central da cidade. A assinatura do contrato foi realizada na tarde do dia 26/3, às 17 horas, no Sanatório Maria Imaculada.

A chamada ‘Casa dos Padres’ foi doada ao IPMMI pelo Monsenhor Luiz Geraldo Amaral Mello, que faleceu em 2016. Foi tombada em 2014 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac) e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo na categoria elemento de preservação EP-2, que mantém a arquitetura das fachadas e a volumetria, mas permite mudanças internas.

A parceria será feita por meio de um contrato de locação do imóvel que prevê também o restauro da casa de acordo com padrões pré-estabelecidos pelo Comphac e posterior devolução ao IPMMI. O imóvel será utilizado posteriormente como sede do Instituto dos Arquitetos, além de um espaço cultural.

“O maior patrimônio doado por Monsenhor Geraldo foi a amizade e o vínculo fraterno com que ele acompanhou nossa Congregação nos primórdios. Preservar um pouco da memória com o patrimônio materializado no casarão, é uma forma de manter viva a memória e a história. A locação do casarão com a cláusula de sua recuperação, de acordo com as normas de preservação, será um ganho para a história e para a cidade”, disse a superiora geral da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, Irmã Sandra Maciel Notolini.

Segundo a presidente do IAB, Dilene Zaparoli, que é especializada em conservação de patrimônio histórico, o restauro será feito em fases “e vai precisar de apoio institucional e de empresários que queiram ligar sua marca a este importante projeto de preservação”, disse.

O patrimônio
Não há registro preciso da data de construção da Casa dos Padres. Estima-se que seja da primeira década do século 20. Entretanto, o casarão possui elementos arquitetônicos do século 19.

O casarão centenário conta com fachadas para a Praça Presidente Kennedy e para a rua Coronel Madeira com lambrequim (elemento decorativo de arremate junto ao telhado), óculo para ventilação do forro, portão de entrada com grade de ferro e elementos decorativos, esquadrias de madeira e vidro com veneziana de abertura externa e azulejo decorado das janelas, entre outros.