Segundo livro da série Arquitetura Brasileira revela trajetória do arquiteto Abrahão Sonovicz

Resultado da Iniciativa do Instituto Bardi e Romano Guerra Editora, livro conta a parceria de fomento do CAU/SP.

 O lançamento acontece em 22 de agosto de 2017, às 19h, no IABsp

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e a Romano Guerra Editora realizam no IABsp, no dia 22 de agosto de 2017, a partir das 19h, o lançamento de Abrahão Sanovicz, arquiteto, livro que acompanha sua formação e o desdobramento de suas atividades profissionais nas áreas de arquitetura, artes plásticas e design.

Com prefácio de Eduardo de Almeida e posfácio de Edson Jorge Elito, o livro tem autoria da arquiteta e professora Helena Ayoub Silva, e parte da tese de doutorado Abrahão Sanovicz, o projeto como pesquisa, defendida na FAU USP em 2000, pesquisa posteriormente ampliada para a publicação. Foram consultados, dentre outros, os acervos da família e da biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Com parceria de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, o texto sobre a trajetória do arquiteto é acompanhado de ampla documentação iconográfica – fotos de época e atuais, desenhos técnicos e artísticos, com ensaios fotográficos de autoria de Nelson Kon realizados exclusivamente para o livro. Entre os projetos, destaque para o Teatro Municipal de Santos, Estações de Piscicultura de Promissão e Salto Grande, Fórum de Bragança Paulista, Sede do Banespa em Recife, edifícios Abaeté, Fiandeiras e Modular Delta I e II, Sesc Araraquara, conjuntos habitacionais Cecap Serra Negra, Celso dos Santos, Pascoal Melantônio e Cesp Porto Primavera, além de habitações unifamiliares.

Sobre o arquiteto

Abrahão Velvu Sanovicz (1933-1999), arquiteto formado em 1958 na FAU USP, membro da “Escola Paulista”, geração de ouro da arquitetura paulista, projetou e construiu relevantes edifícios habitacionais, culturais, educacionais, de serviço e infraestruturais. Ainda jovem, foi aluno da Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM e estagiário do escritório do designer Marcello Nizzoli em Milão, legando trabalhos nas áreas de artes plásticas – em especial, desenho e gravura – e design de marcas e produtos.

Sobre a Série Arquitetura Brasileira

Com o objetivo de fazer um registro histórico da produção arquitetônica nacional, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, em parceria com a Romano Guerra Editora, criou a série Arquitetura Brasileira, que reunirá livros sobre os trabalhos de arquitetos atuantes no Brasil, cujas obras tenham contribuído para o engrandecimento desta área da cultura, casos de Giancarlo Palanti, Carlos Millan, Hans Broos, entre outros. O primeiro livro da série, lançando em maio de 2016, divulgou a trajetória de Pedro Paulo Melo Saraiva, a última homenagem ao arquiteto antes de sua morte em julho do ano passado.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Abrahão Sanovicz, arquiteto”, de Helena Ayoub Silva

terça-feira, 22 de agosto de 2017, às 19h – entrada gratuita
IABsp – Salão Calder
rua Bento Freitas 306 Vila Buarque São Paulo

Realização: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, Romano Guerra Editora

Parceria de Fomento: CAU/SP

Valor promocional do livro no lançamento: R$ 80,00 (oitenta reais)

Especificações técnicas do livro

280 páginas; formato 17 x 24 cm;

Preço de capa: R$ 120,00 (cento e vinte reais)

Informações para a imprensa

Eloisa Mara / Instituto Lina Bo e P.M. Bardi
(11) 3744.9902
eloisamara@institutobardi.org

Silvana Romano Santos / Romano Guerra Editora
(11) 3255.9535
silvana@romanoguerra.com.br