Seminário Internacional: Escalas de intervenção territorial: relações entre os PIU e os Planes Parciales.

 

A Universidade São Judas – USJT, atenta à necessidade de uma visão integrada sobre o desenvolvimento de projetos e intervenções em áreas de centralidade, convida para um seminário internacional com o intuito de propiciar uma visão crítica sobre os processos de transformação territorial em desenvolvimento nas cidades latino-americanas.

Planos e projetos urbanos têm por finalidade estabelecer diretrizes para a ocupação dos espaços urbanos e criar mecanismos urbanísticos que melhor aproveitem a terra, promovam a infraestrutura urbana e o desenho da paisagem, de modo a facilitar o desenvolvimento de atividades econômicas, criação de empregos e condições de habitabilidade para a população. Na prática, estes projetos possuem diferentes propósitos e escalas, mas sempre almejam os objetivos e a visão determinada pelo Plano Diretor, principal instrumento do marco regulatório das áreas urbanas.

As diferentes motivações destes projetos, principalmente os que vêm sendo apresentados na cidade de São Paulo, suscitam a necessidade de um urgente debate sobre o seu processo de implantação. Com foco nos processos de transformação da infraestrutura e do uso e ocupação do solo urbano, que irão determinar a mudança da morfologia urbana da cidade, o seminário buscará avaliar e comparar as diferentes escalas de projetos em prática nas cidades latino-americanas, tendo como estudo de caso São Paulo e Medellín na Colômbia.

Em São Paulo, os Projetos de Intervenção Urbana (PIU) são os estudos necessários a promover o ordenamento e a reestruturação urbana em áreas subutilizadas com potencial de transformação, nos perímetros definidos pelo Plano Diretor Estratégico.

Em Medellín, os Planes Parcialessão instrumentos de planejamento de escala intermediária sobre o qual se desenha a relação entre os espaços públicos e privados, permitindo a aplicação de instrumentos de gestão e implantação consorciada.

Refletir sobre estes dois processos e seus resultados irá fornecer subsídios a comunidade acadêmica e a municipalidade local para o aperfeiçoamento dos processos de desenvolvimento de projeto e planejamento da cidade.