XII Bienal Internacional de São Paulo

 

12ª Bienal internacional de arquitetura de São Paulo
Todo dia

A proposta curatorial da 12ª Bienal internacional de arquitetura de São Paulo (12ª BIA), sob o título Todo dia, propõe destacar o protagonismo do cotidiano – a dimensão mais trivial da realidade – na arquitetura e no urbanismo no século XXI. “O poder discreto do cotidiano está em sua capacidade de traduzir o modo como habitamos, utilizamos recursos naturais, e mantemos o espaço, em práticas comuns, que fazem do projeto algo relevante e uma preocupação compartilhada”, afirmam os curadores desta edição, Ciro Miguel, Charlotte Malterre-Barthes e Vanessa Grossman.

 A 12ª BIA consiste em duas exposições que ocupam dois edifícios-manifesto do cotidiano de São Paulo: Todo dia, no Sesc 24 de Maio (2017, Paulo Mendes da Rocha e MMBB), de 10 a 29 de setembro de 2019, e Arquiteturas do cotidiano, no Centro Cultural São Paulo (1982, Eurico Prado Lopes e Luiz Telles), de 13 de setembro a 8 de dezembro de 2019.

bienaldearquitetura.org.br
Instagram @bienal_de_arquitetura

Abertura
Sesc 24 de Maio
10.09.2019
Teatro            

11h

Brinde Sesc
Falas institucionais

17h-18h
Andrés Jaque/Office for Political Innovation
Andrés Jaque é um arquiteto espanhol cuja obra explora o papel que a arquitetura desempenha na construção da sociedade no dia a dia. Em 2003 fundou o Office for Political Innovation, um escritório transdisciplinar com sede em Madrid e Nova Iorque. Além de apresentar o seu dispositivo Arquitetura como Sociedade Renderizada, uma intervenção site-specific no Sesc 24 de Maio, Andrés Jaque discute a relevância do tema da 12ª Bienal Todo dia para a atualidade.

Debate de abertura Todo dia

18h-20h

Hélio Menezes (Belo Horizonte)
Fraya Frehse (São Paulo)
Geisa Garibaldi (Concreto Rosa, Rio de Janeiro)

Marta Moreira (MMBB, São Paulo)
Andrés Jaque (Office for Political Innovation, Espanha/EUA)
Mediação: Vanessa Grossman, Charlotte Malterre-Barthes e Ciro Miguel

Exposição Todo dia
Adamo-Faiden (Argentina)
Andrés Jaque/Office for Political Innovation (Espanha / Estados Unidos)
Andrés Sandoval (Brasil, São Paulo)
Bruther (França)
Concreto Rosa (Brasil, Rio de Janeiro)
Edelaar Mosayebi Inderbitzin Architekten (Suíça)
Hélio Menezes (Brasil, São Paulo)
Universum Carrousel Journey – Studio Jan de Vylder (Bélgica)
Vão (Brasil, São Paulo)
Wellington Cançado e Renata Marquez (Brasil, Belo Horizonte)
Wolff Architects (África do Sul)


11.09.2019
Teatro 

10h – 12h
Debate Antropoceno

Cafira Zoé
Jerá Guarani
Renzo Taddei
Thiago Benucci
Mediação: Renata Marquez e Wellington Cançado

Debate sobre as possibilidades e dilemas da arquitetura e das cidades diante da atual crise climática, a geoengenharia, a Amazônia, as cosmopolíticas ameríndias e o futuro como projeto na era do Antropoceno.

13h -15h
Debate Acesso a todos

Enrique Walker
Marcelo Ferraz (Brasil Arquitetura)
Guilherme Wisnik
Fraya Frehse
Renato Anelli
José Lira
Vanessa Grossman
Ciro Miguel
Mediação: Daniel Talesnik

Debate de lançamento do catálogo da exposição “Acesso a todos: infra estruturas arquitetônicas de São Paulo”, em cartaz na Pinacoteca de Munique, na Alemanha. Além de textos críticos, o livro apresenta treze edifícios, espaços abertos e projetos de infraestrutura, construídos de 1950 até o presente, mostrando como a força do cotidiano faz destes endereços lugares inclusivos para a sociedade urbana.

16h-18h

Stéphanie Bru e Alexandre Theriot (Bruther)
Elli Mosayebi (Edelaar Mosayebi Inderbitzin Architekten)

Stéphanie Bru e Alexandre Theriot, fundadores do escritório Bruther, baseado em Paris, na França, e Elli Mosayebi, arquiteta com escritório em Zurique, na Suíça, apresentam seus dispositivos Apanhador de Nuvens e Água instalados no Sesc 24 de Maio, e discutem como suas práticas se relacionam com o tema do cotidiano.

19h-20h

Aula magna Bêka & Lemoine

Interessados no modo através do qual a arquitetura contemporânea e as cidades moldam e influenciam a vida cotidiana, a dupla francesa Bêka & Lemoine desenvolve uma abordagem única e pessoal que pode ser definida, em referência ao escritor francês Georges Perec, como uma “antropologia do ordinário”. Nesta sessão, Ila Bêka e Louise Lemoine, que também conceberam o dispositivo Homo Urbanus para o SESC 24 de Maio, discutem suas obras e sua metodologia de trabalho. Para além da aula magna, Bêka & Lemoine participam da 12ª BIA com um dispositivo que compreende uma vídeo-instalação instalada na praça de entrada do SESC 24 de Maio intitulada Homo Urbanus, e uma retrospectiva de seus filmes realizados ao longo de mais de uma década.

12.09.2019
Teatro

11h-12h
Debate lançamento do livro O Ordinário 

Enrique Walker
Ligia Nobre 

Enrique Walker, arquiteto chileno e professor associado na Graduate School of Architecture, Planning, and Preservation da Columbia University, discutirá o seu recém lançado livro The Ordinary (O Ordinário, Columbia Books on Architecture and the City, 2018) com Ligia Nobre, arquiteta, curadora e professora na Escola da Cidade, São Paulo. The Ordinary articula, a partir de conversas com arquitetos como Rem Koolhaas, Denise Scott Brown e Yoshiharu Tsukamoto, uma genealogia para a prática contemporânea da arquitetura e do urbanismo que reconhece o potencial do ordinário nas cidades.

16h-18h

Marcelo Faiden (Adamo-Faiden)
Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero (Vão)
Ilze e Heinrich Wolff (Wolff Architects)
Andrés Sandoval

Adamo-Faiden (Argentina), Vão, (São Paulo), Wolff Architects (Cidade do Cabo, na África do Sul), e Andrés Sandoval,(São Paulo), apresentam os seus respectivos dispositivos instalados em diferentes localidades no Sesc 24 de Maio, e discutem as suas práticas e abordagens que se relacionam com o tema do cotidiano.

Abertura 

Centro Cultural São Paulo CCSP
13.09.2019
Sala Adoniran Barbosa 


16h

Apresentação IAB Nacional, IAB São Paulo, CCSP
PMSP/SMC, Governo do Estado, parceiros institucionais e patrocinadores 

Entrega colar de ouro à Rosa Kliass

17h

Palestra

Beatriz Colomina
Beatriz Colomina é professora de história e teoria da arquitetura e curadora. Dirige o programa Mídia e Modernidade da Universidade de Princeton e escreve sobre arquitetura, arte, urbanismo, tecnologia, sexualidade e mídia, temas que abordam o cotidiano a partir de uma miríade de perspectivas. Seus livros incluem X-Ray Architecture (2019), Are We Human? (2017), The Century of the Bed (2015), Clip/Stamp/Fold: The Radical Architecture of Little Magazines 196X-197X (2010), Domesticity at War (2007), Privacy and Publicity: Modern Architecture as Mass Media (1994), e Sexuality and Space (1992).


19h – 20h30

Debate de abertura Arquiteturas do Cotidiano

Gabriela de Matos (Arquitetas Negras)
Javier Agustín Rojas (Argentina)
Francesco Perrotta-Bosch (São Paulo)
Beatriz Colomina (Espanha/EUA)
Mario Gandelsonas (Argentina/EUA)
Alexandre Delijaicov (São Paulo)
Mediação: Vanessa Grossman, Charlotte Malterre-Barthes e Ciro Miguel


20h30 às 22h

Coquetel de abertura
Espaço expositivo Flávio de Carvalho

 



Aberta a chamada de propostas para a XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Todo dia, a proposta curatorial da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (XII BIA), apresenta o cotidiano como plataforma para pesquisa da arquitetura como atividade especializada de produção espacial no século XXI.

A equipe de curadores e IABsp, anunciam a chamada aberta para submissão de propostas para a exposição. A chamada aceitará propostas até 1º de abril. Mais informações, clique aqui. 



A XII BIA | O concurso para curadoria

Pela primeira vez na história das Bienais de Arquitetura de São Paulo, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São  Paulo (IABsp) abre um concurso oficial para curadoria. O concurso, coordenado por Marcela Ferreira, Fabiane Carneiro e Pedro Vada – diretoria IABsp, fora lançado no dia 14 de maio de 2018, contando com júri internacional e debates como parte da programação; maiores informações ao final da página.

No dia 18 de Setembro de 2018, selecionou “Todo Dia/Everyday”, de Vanessa Grossman, Ciro Miguel e Charlotte Malterre-Barthes, como a proposta curatorial para XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (XII BIA), que acontecerá na cidade de São Paulo de Setembro a Dezembro de 2019. A proposta deveria formular e justificar um programa central, seus conceitos e os temas a compor a Bienal. Na inscrição pedia-se a documentação completa solicitada abaixo em português e inglês, podendo ser feita por indivíduos ou coletivos de qualquer nacionalidade ou país de residência, contanto que o(s) responsável(is) legal(is) da equipe proponente fosse cidadão brasileiro, formalmente estabelecido no Brasil.

Contato: contato@bienaldearquitetura.org.br
Faça o download do documento com todas as informações sobre o chamamento para curadoria.


For the first time in the history of the Architecture Biennale of São Paulo, the Institute of Architects of Brazil – Department of São Paulo (IABsp) opens an official call for curation. Launched on May 14th 2018,  this call selected one curatorial proposal for the XII edition of the International Architecture  Biennale of São Paulo (XII BIA), which will take place in the city of São Paulo from September to December 2019. The proposal should formulate and justify the core program, concepts and themes that frame and compose the Biennale. The application must include the complete documentation requested below in Portuguese and English versions, by an individual or collective of any nationality and country of residence on condition that the person(s) legally responsible for the curatorial team must be a Brazilian citizen formally established in Brazil.


Contact:  contato@bienaldearquitetura.org.br
Download the document with all the information about this open call for curation.

 


Membros do Júri | Jury Members

_Adèle Naudé Santos – EUA | USA
André Corrêa do Lago – Brasil
_Carla Juaçaba – Brasil
_Fabiane Carneiro – Brasil
_Gabriela Leandro – Brasil
_Gloria Cabral – Paraguay
_Lu Wenyu – China
_Marcela Ferreira – Brasil
_Marisa Moreira Salles – Brasil
_Patricia Anahory – Cabo Verde | Cape Verde
_Pedro Vada – Brasil
_Thiago de Andrade – Brasil
_Wang Shu – China

Conheça o júri/Meet the jury


Cronograma | Calendar*

_14/05/18 | Lançamento do concurso
  May 14th, 2018 | Call for curatorship launch
_23/06/18 | Debate –  Contexto: Brasil  hoje
  June 23rd, 2018 | Debate – Context: Brazil Today
_30/06/18 | Debate – Crítica e Curadoria
  June 30th, 2018 | Debate – Criticism and Curation
_30/06/18 | Divulgação do Júri
  June 30th, 2018 | Disclosure of Jury
_Até 06/07/18 |  Envio de dúvidas e solicitação de esclarecimentos
  Until July 6th, 2018 | Requests for clarifications or inquiries
_Até 10/07/18 |  Recebimento das propostas  (até às 23:59 – horário de Brasília)
  Until July 10th, 2018 |
Submission of proposals (until 11:59 PM, Brasília time)
_15/07/18 | Divulgação da lista de propostas deferidas e indeferidas
  July 15th, 2018 | Disclosure of accepted and rejected proposals
_20/07/18 | Data limite para envio de recursos
 July 20th, 2018 | Deadline for appeals
_27/07/18 | Divulgação das propostas finalistas
 July 27th, 2018 | Disclosure of finalist proposals
_30/07/2018 | Entrega dos documentos dos responsáveis pelas propostas finalistas
 July 30th, 2018 | Submission of documents of individual(s) or entity(ies) responsible for finalist proposals
_03/08/18 a 06/08/18 | Entrevistas com as 4 finalistas (atualizado)
 August 3rd to August 6th, 2018 |
Interviews with the 4 finalists (updated)
_08/08/18 | Divulgação da escolha do Júri
 August 8th, 2018 | Disclosure of the Jury’s choice
_15/08/18 |  Data limite para envio de recursos
  August 15th, 2018 | Deadline for appeals
_17/08/18 | Resultado final
_31/08/18 | Divulgação da escolha do Júri
 August 31st, 2018 |
 Disclosure of the Jury’s choice
_07/09/18 |  Data limite para envio de recursos
September 7th, 2018 |
 Deadline for appeals
_18/09/18 | Resultado final (atualizado)
September 18th, 2018 |  Final result (updated)

_09/19 | Início da XII BIA
 September, 2019 | Beginning of XII BIA
_12/19 | Encerramento da XII BIA
 December, 2019 | Closing of XII BIA

 

O cronograma poderá sofrer alterações. Caso isso ocorra, será divulgado um novo cronograma aqui
This schedule may change. In case this happens, a new calendar will be published on IABsp website.


HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO DE CURADORIA DA XII
BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO


RESULTADO FINAL | FINAL RESULT

1º lugar | 1st place      Proposta 24 | Proposal 24
lugar | 2nd place     Proposta 37 | Proposal 37
3º lugar | 3rd place      
Proposta 27 | Proposal 27
4º lugar | 4th place      
Proposta 29 | Proposal 29

 

CONHEÇA AS PROPOSTAS/MEET THE PROPOSALS 


NOTA SOBRE O CONCURSO DE CURADORIA DA XII BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO

No dia 31 de agosto de 2018 foi divulgado o resultado da avaliação do júri sobre as 4 propostas finalistas do concurso de curadoria da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIA). Conforme estabelecido, foi aberto prazo para submissão de recursos. Informamos que foi recebido um recurso, analisado conforme as regras determinadas no edital. Logo, a publicação do resultado final foi então prorrogada para o dia 18 de setembro.

CONFIRA A ESCOLHA DO JÚRI/CHECK THE JURY’S CHOICE
Ata da decisão de 31 de Agosto | Jury minutes on August 31st


Propostas deferidas e indeferidas | Accepted and rejected proposals

Nos termos do item intitulado “envio das propostas” do edital, tornamos pública no dia 15 de Julho a lista de propostas pré aprovadas, sendo que estas estão habilitadas a participar do Concurso de Curadoria para a XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Das decisões cabem recurso em 5 dias úteis, a ser encaminhado para bienal@iabsp.org.br até a data 20/07/2018.

Following the terms of the “application of proposals” of the open call, we present the list of pre-approved proposals, which are able to participate of the Call for Curation for the XII International Architecture Biennial of São Paulo. Rejected proposals may appeal within five business days by e-mail to bienal@iabsp.org.br until the date July 20th, 2018.

Veja a lista/Check the list


Dúvidas e Esclarecimentos / Questions and Clarifications
Envie aqui/Submit here


Debates / Debates
Clique aqui/Click here


Cronologia das Bienais
Saiba mais