XII BIA – Todo dia/Everyday

 A XII BIA

Sob o tema Todo Dia, a XII Bienal busca revelar a arquitetura do dia a dia em suas diferentes escalas. Arquitetos e urbanistas há muito vêm aspirando projetar habitats inteiros, civilizações e, até mesmo, o planeta. Mas, no atual clima de incerteza política, econômica e ambiental, esses profissionais passaram a reconhecer os limites de suas disciplinas. Em reação, trouxeram o foco da arquitetura para a esfera do dia a dia, questionando a finalidade central do projeto em um mundo superprojetado —aí incluídos objetos banais, rotinas diárias, protocolos de manutenção ou até o uso de recursos básicos. Essa linha de investigação, tema da XII Bienal, restabelece a dimensão mais trivial da realidade, o “todo dia”, como um mediador da produção da arquitetura e da cidade em busca de uma nova ética e estética da simplicidade.

O tema Todo Dia está estruturado em torno de três eixos temáticos: Relatos do Cotidiano, Materiais do Dia a Dia e Manutenções Diárias. Cada eixo trará pesquisas, trabalhos especulativos, instalações e projetos de arquitetura, design, urbanismo e paisagismo. Também serão apresentados outros tipos de intervenção material que problematizem as mediações contemporâneas do plano cotidiano em diferentes escalas: do corpo aos objetos, dos espaços interiores aos limites planetários.

 

NOTA | 02.05.2019

Devido ao grande número número de propostas recebidas, a divulgação dos projetos selecionados na Chamada Aberta, inicialmente prevista para 1 de Maio, teve de ser prorrogada e ocorrerá na primeira semana de Junho.
Agradecemos a compreensão.

Acompanha também pelas redes sociais:
Site oficial 
Facebook XII BIA
@bienal_de_arquitetura

 


CHAMA ABERTA DE PROJETOS 

Esta chamada tem como objetivo reunir propostas preliminares para exposição Arquiteturas do Cotidiano na XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (XII BIA). As propostas selecionadas serão posteriormente desenvolvidas com os curadores responsáveis e expostas entre Setembro e Dezembro de 2019 no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

As propostas devem ser enviadas digitalmente, por meio dos formulários do hotsite. O processo seletivo será conduzido pelos curadores juntamente com um júri composto por Javier Agustín Rojas (arquiteto, fotógrafo, jornalista de Buenos Aires), Gabriela de Matos Moreira Barbosa (arquiteta e coordenadora do coletivo Arquitetas Negras do Recife), Renato Cymbalista (arquiteto e professor da USP).

Informações completas sobre o tema da XII Bienal de Arquitetura de São Paulo e a forma como as propostas devem ser enviadas, no site do evento: www.bienaldearquitetura.org.br.


CHAMADA ABERTA  |  XII Bienal Internacional de Arquitetura
Envio de propostas de projeto
Prazo: 1º de abril de 2019 às 23h59 (horário de Brasília)
Site oficial: bienaldearquitetura.org.br
Contato: contato@bienaldearquitetura.org.br


Notícias | Abertura foi celebrada em happy hour com a presença dos curadores na sede do Instituto

Com a presença dos curadores Vanessa Grossman, Ciro Miguel e Charlotte Malterre-Barthes, a apresentação e lançamento da chamada se deu em evento aberto, no dia 22 de Janeiro de 2019. A XII Bienal ocorrerá de setembro a dezembro deste ano, e chamada aceitará propostas até 1º de abril.