<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> <% pagina = "depoimentos"%> Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo
DEPOIMENTOS SOBRE O IAB

"Quando comecei minha vida profissional pouca importância era dada ao IAB e somente às firmas construtoras, engenheiros, etc., eram distribuídas as tarefas da arquitetura. E foi graças ao IAB, exigindo itens especiais para problemas básicos como : estrutura, proteção solar, iluminação, visibilidade, etc. que, pouco a pouco, os arquitetos assumiram seu papel no campo profissional.

Mas não foi apenas aspecto que o IAB atuou. Lembro seus velhos tempos e o IAB a intervir na política, preocupado com os desacertos que pesavam sobre o nosso país. Tempos de Paulo Camargo, Firmino Saldanha, Kneese de Mello e tantos outros, de Jorge Machado Moreira inclusive, que até hoje nele colabora com entusiasmo."
Arq. Oscar Niemeyer – RJ

"O IAB nasceu em 1921 com sede e foro no Rio de Janeiro.
Em 1940 no 5 Congresso Panamericano de Arquitetos em Montevideu surgiu a idéia de criarmos departamentos do IAB de modo a evitar seu esfacelamento com novos institutos nos estados.

Hoje , a família de arquitetos brasileiros está espalhada por todo país e reunida no IAB. Somos agora uma família unida.

Eu gostaria que todos arquitetos brasileiros estivessem filiados ao IAB."
Arq. Eduardo Kneese de Mello- Fundador do IABSP

"O Instituto de Arquitetos do Brasil é importante para a defesa da qualidade de vida, da eficiência e da beleza, nas casas, no trabalho e nas cidades."
Arq. Lúcio Costa – RJ


"Acompanho desde minha chegada ao Brasil, há mais de 40 anos, as atividades do IAB, notando e apreciando sempre sua eficiência."
Pietro Bardi – Diretor do Museu de Arte de São Paulo

"É imprescindível a participação cada vez maior dos arquitetos no grande movimento social em defesa da habitação condigna e da cidade humanizada que se desenvolve no país.

Daí a importância atual da existência do IAB, criado há tantos anos precisamente para isso. E não só é importante existir o IAB, como ele manter o seu caráter pluralista e independente, livre de qualquer tipo de instrumentalização econômica ou política."
Arq. Demétrio Ribeiro – RS

"O Instituto de Arquitetos do Brasil é contagiante no seu inquieto pulsar por novos tempos; é forte ao se deixar moldar por cada novo pensar e tem, acima de tudo, a dimensão daqueles que o fizeram parte da história."
Arq. Heloisa Lima Herkenhoff - ES


"Num quadro de descrédito e desesperança, considero fundamental ao IAB o esforço e reflexão constantes ao longo de todas a sua história para se manter como uma entidade independente. Não independência significando descompromissoo mas, ao contrário, garantido que princípios fundamentais, sejam preservados de conveniências de grupos, do atrelamento ao poder, dogmatismo , do estrategismo de partidos, Independência contínua sendo tudo o que se quer, numa direção em que a unidade política, cultura, trabalho e vida, possa sempre ser vista através da atuação do IAB e que participar desse processo seja algo rico e prazeroso."
Arq. Jurema de Souza Machado – MG

"O IAB desde sua fundação em janeiro de 1921, vem demonstrando a constante preocupação com as questões que dizem respeito a organização do espaço habitado, caracterizando-se, ao longo dos seus 67 anos como uma instituição independente e polemizadora.

No desvendamento da situação de nossos país e na busca para arrancá-lo do atraso, os arquitetos brasileiros, por meio de sua entidade de representação , o IAB tem um depoimento de lutas a legar às novas gerações.

Conscios dos problemas habitacionais das populações urbanas e rurais, do desenvolvimento desordenado das nossas cidades, do nível de agressão ao meio ambiente, os arquitetos, profissionais que trabalham com a utilização social do espaço, encontram em sua entidade, o IAB, local propício para as discussões, não só das questões que abrangem o exercício profissional e as novas técnicas construtivas, como principalmente sobre o processo sadio de desenvolvimento de nossas cidades e a forma de ocupação de nossos territórios.

Testemunhas que somos do papel desempenhado pelo IAB, no período autoritário, como fórum acolhedor dos debates das forças democráticas e progressistas, desejamos salientar as contribuições por ele oferecidas nas recentes discussões nas Comissões da Assembléia Nacional Constituinte, possibilitando relevantes subsídios para o equacionamento do Capítulo da Questão Urbana."
Roberto Freire – Senador


"O IAB conseguiu ao longo do tempo, conciliar a produção intelectual com o engajamento na luta pela democracia, antes mesmo de 1964, abrindo suas portas para os debates que marcaram cada momento de nossa história. Nos anos 70, na luta pela anistia, contribuiu juntamente com muitas entidades, para que se acelerasse o processo de democratização do país.
Hoje, frente ao déficit habitacional que atinge milhões de brasileiros, os desafios tornam-se ainda mais complexos. Contamos com o IAB."
Luiz Inácio Lula da Silva- Presidente eleito do Brasil


"O IAB um velho conhecido IAB, ao longo de seus 64 anos, tem tido um papel absolutamente relevante no conjunto das lutas sociais do povo brasileiro.

Ao lado da ABI – que tenho a distinção de integrar como presidente da representação em Brasília – da OAB, da CNBB e tantas outras entidades, o IAB tem sabido honrar brilhantemente, em nome dos arquitetos brasileiros, os compromissos sociais desta importante categoria profissional.
Acentuo, aliás, que desta forma, reflete um fenômeno que se generalizou na vida das universidades brasileiras: os estudantes e os professores da área constituem a vanguarda das posições de luta pela reforma política, econômica, social, que este País reclama com dramática urgência.

Agora mesmo , durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, a luta pela Reforma Urbana teve no Instituto de Arquitetos do Brasil, e nas demais Entidades representativas dos arquitetos, não só o apoio decisivo, mas a participação intensa e produtiva que resultou na aprovação, pela 1º vez na história Constitucional Brasileira, de um capítulo específico para a Questão Urbana.

Fica aqui o meu abraço solidário aos arquitetos, companheiros de luta pela redenção do povo brasileiro."
Pompeu de Souza – Ex-Senador


"O IAB, órgão dos arquitetos brasileiros, projeta na sua história a trajetória de homens que traçaram nosso passado e desenharão nosso futuro.

Porém, a sua contribuição para o acervo cultural brasileiro fica enriquecido , por sua luta constante, pela afirmação da cidadania e pela consolidação das liberdades."
Mário Covas – Ex Governador de São Paulo

"Hoje somos mais de 50.000.

Aproximadamente cinqüenta faculdades de arquitetura despejam no mercado de trabalho cerca de seis mil novos arquitetos.
Somos um categoria essencialmente jovem e quase sem trabalho.

Num país a ser construído são mínimas as oportunidades que temos de devolver ao nosso povo o sacrifício feito e que nos permitiu concluir os estudos.

Sucessivos governos submissos, incompetentes e corruptos, conduziram este país a esta absurda situação onde milhões de brasileiros não tem condições mínimas da habitação, enquanto a grande maioria de arquitetos não tem trabalho.
Temos consciência de que o IAB sozinho não mudará esta situação.

Daí participarmos com outras entidades na luta para levar o BRASIL ao ponto que merece.

Porém não podemos abandonar as nossas questões específicas. Defendemos o pleno exercício da profissão.

Procuramos ampliar o mercado de trabalho.

Nos preocupamos com a promoção da arquitetura brasileira.
Ao longo de sua história o IAB promoveu centenas de concurso, premiações anuais, inúmeras palestras, debates, seminários e conferências: dezenas de congressos, exposições, lançamentos de publicações. Ações que fazem parte de nosso cotidiano.
O IAB é o ponto de encontro dos arquitetos brasileiros.
Local onde se briga e se brinca. Jovem com sessenta e sete anos. Nosso passado está registrado. O presente é visível.
O IAB de amanhã depende de todos os arquitetos. Depende de você."
Arq. Fábio Goldman - SP - Ex Presidente do IAB