<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> <% pagina = "historia"%> Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo


IAB HOJE

Abertos os trabalhos para a
Elaboração da Nova Constituição.
A insegurança e a inconsistência do
Poder Central refletem-se em toda a sociedade.
O país caminha em dissonância...

O IAB, assim como toda a Nação Brasileira, ressente-se profundamente da ações inconseqüentes e desvarios dos dirigentes do país.

O Conselho Superior do Instituto conclama os departamentos estaduais a uma manifestação forte e conjunta, encaminhando emendas ao Congresso Nacional exaustivamente debatidas pela categoria, referentes à Reforma Urbana.

Manifesta-se em conjunto com outras entidades nas questões relativas à Defesa da Tecnologia Nacional e pelas eleições diretas em 1988.

O IAB coordena em convênio com o MDU - Ministério do Desenvolvimento Urbano, seminários sobre a reformulação do Sistema Financeiro da habitação e a Nova Política Urbana, nas capitais do país.

No plano interno do Instituto está sendo elaborada a reforma dos seus estatutos, tornando-os mais adequados às novas realidades; assim como a regulamentação de concursos.

No plano nacional do IAB tem trabalhado pela descentralização da atuação e participação dos departamentos nas gestões regionais e no plano internacional pela ampliação e fortalecimento das relações do Instituto com as entidades do exterior.

Em julho de 87 o Brasil voltou a Ter sua representatividade no Conselho da UIA - União Internacional de Arquitetos, do qual esteve afastado desde a década passada. Nessa mesma época, o presidente da Direção Nacional, Fábio Goldman, trouxe para o Brasil a sede do Grupo de Trabalho- Patrimônio da Arquitetura das Américas - da UIA, entidade cuja ação permanente desenvolve-se através de grupos de trabalhos que abordam questões relativas ao desenvolvimento da arquitetura em diversas áreas.

A questão do patrimônio é de fundamental importância sobretudo para a América latina, pois significa a conquista de espaço para a fala dos povos colonizados, cujo patrimônio foi quase inteiramente depredado pelo colonizador.

Ainda no final do ano passado, foi organizado o Arquimemória II, em Belo Horizonte e o I Encontro Latino-americano - A Cidade e a Saúde em São Paulo. Também com aprovação do COSU e o apoio dos departamentos estaduais, a Direção Nacional lançou a revista ARQ., publicação oficial do IAB, distribuída a todos os seus associados em todos os Estados da federação. Nela são divulgados os trabalhos da entidade, dos arquitetos, analisadas as questões relativas a arquitetura, publicados concurso, cursos, promoções, manifestações e acontecimentos no Brasil e exterior.