IAB São Paulo

O IAB é uma entidade sem fins lucrativos, que se dedica a temas essenciais ao arquiteto, à cultura arquitetônica e à sociedade. Herdeiro do Instituto Brasileiro de Arquitectura, fundado no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1921, o IAB é a mais antiga das entidades brasileiras dedicadas aos temas ligados à arquitetura, à cidade brasileira e ao exercício da profissão.

—————————————————————————————————————————————————-


“Quando comecei minha vida profissional pouca importância era dada ao IAB e somente às firmas construtoras, engenheiros, etc., eram distribuídas as tarefas da arquitetura. E foi graças ao IAB, exigindo itens especiais para problemas básicos como : estrutura, proteção solar, iluminação, visibilidade, etc. que, pouco a pouco, os arquitetos assumiram seu papel no campo profissional.

Mas não foi apenas aspecto que o IAB atuou. Lembro seus velhos tempos e o IAB a intervir na política, preocupado com os desacertos que pesavam sobre o nosso país. Tempos de Paulo Camargo, Firmino Saldanha, Kneese de Mello e tantos outros, de Jorge Machado Moreira inclusive, que até hoje nele colabora com entusiasmo.”- Arq. Oscar Niemeyer – RJ

—————————————————————————————————————————————————–

Atualmente, o IAB é formado por 26 departamentos em diferentes unidades da Federação, que possuem, por sua vez, núcleos locais nos municípios de maior relevância. A atuação da entidade, com influência em praticamente todo o território brasileiro, é liderada pela Direção Nacional, núcleo responsável pela articulação e pela coordenação dos departamentos, bem como pelas ações de abrangência nacional e internacional.

Por meio da Direção Nacional, o IAB se faz representar nos órgãos da administração federal e se vincula a entidades internacionais, com destaque para a União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído, a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA) e o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).