<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> <% pagina = "licitacoes"%> Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo


Tabela de Honorários - Condições de Contratação e Remuneração do Projeto de Arquitetura da Edificação.

Após estudos elaborados pelo Grupo de Trabalho de Licitações, criado pelos arquitetos Hector Vigliecca, Anne Marie Summer e Altamir Fonseca, com a colaboração da Arquiteta Liane Makowski Almeida, o documento aprovado na Assembleia Geral, ocorrida em 14/07/2009, as 19h30h na sede do Instituto de Arquitetos  do Brasil , Departamento São Paulo, à Rua Bento Freitas, 306, trata-se de igual documento aprovado na 86ª reunião do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
 
Posteriormente encaminhada para registro no CREA SP,  essa Tabela de Honorários Profissionais  torna-se oficial, servindo de parâmetro seguro e amparado pela legalidade,  para contratações diretas entre particulares e Processos Licitatórios, incluindo Concursos Públicos Nacionais e Internacionais promovidos pelo Departamento SP.

Instrodução
O Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento São Paulo vem proporcionar a seus associados e a sociedade, em especial aos potenciais clientes de sua Tabela de Honorários, um trabalho de elaboração, iniciado em 1921, hoje devidamente registrado no CREA SP.

As condições de contratação e remuneração, a seguir estabelecidas, são uma referência segura para negociações, visando estabelecer um acordo justo e equilibrado entre as partes. Objetivam, sobretudo, coibir à concorrência desleal de preços e segurar um padrão de qualidade para os serviços prestados.

Procura-se atender, por outro lado, à crescente diversificação observada no exercício profissional dos arquitetos, hoje organizados em firmas, cooperativas e escritórios de prestação de serviços, atuando como profissionais liberais autônomos ou ocupando posições em órgãos, instituições e empresas públicas e privadas, contratantes de serviços de Arquitetura.

Objetivos
O presente documento tem por objetivos:

a) normalizar as condições de contratação do projeto de Arquitetura da Edificação;
b) estabelecer critérios para o cálculo dos honorários profissionais respectivos;
c) fixar os serviços cobertos e descobertos pela remuneração estabelecida;
d) definir e caracterizar os principais componentes da remuneração profissional...

clique aqui e faça o download da Tabela de Honorários