<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> <% pagina = "historia"%> Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo


IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS REUNE SEIS MIL PESSOAS

 

1970. O país vive
sob o véu da repressão.
Ame-o ou deixe-o.
A América Latina
está nas casernas.

Miguel Alves Pereira é reeleito e durante os cinco anos de sua gestão à frente do IAB surgem os diversos sindicatos de arquitetos, devendo-se à ele a criação da ABEA - Associação Brasileira de Escolas de Arquitetura, dentre outras realizações. Contudo, o corolário de todo o seu trabalho ocorreu em fins de 1976, no IX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em São Paulo, quando uma massa de cerca de seis mil arquitetos surpreendeu à todos, numa explosão contra a ditadura, os atos de exceção, como que reeditando o movimento de 1943, com outras dimensões.

O IAB havia estado por um largo período voltado para si mesmo em busca de sobrevivência nacional, do repensar a formação e prática profissionais. Agora voltada exuberante, forte, numa ação que transcendeu os limites da entidade e da categoria e atingiu as ruas.

Em 1977 a Diretoria Nacional do Instituto vai para Porto Alegre sob a presidência de Demétrio Ribeiro, cuja plataforma enfatizava uma atuação mais política da entidade. É o IAB propondo-se a exercer um papel de esclarecimento, apoio e orientação. Buscando conquistar posição de liderança cultural nos assuntos que lhe são pertinentes, preservando absoluta independência, tentando uma ação conjunta com a comunidade e outras organizações profissionais e culturais.

Debatendo temas em busca de respostas satisfatórias à degradação da vida urbana, da herança cultural do povo, da devastação do ambiente natural e da contaminação. A maturidade conquistada na década de 70 vai se refletir na s eleições de janeiro de 1980. A partir de um amplo e democrático debate, o Conselho Superior constroe sua plataforma a partir da contribuição dos departamentos do nordeste e elege Fernando Burmeister seu novo presidente, transferindo para o Rio de Janeiro a sede da Direção Nacional.