Do desejo à ação: espaços públicos na pandemia

A pandemia da COVID-19 gerou e continua gerando muitos questionamentos sobre o futuro das cidades e do uso dos espaços públicos. Para ajudar a responder esses questionamentos, as organizações Metrópole 1:1 e SampaPé! realizaram a Pesquisa: Acessos ao Espaços Públicos na Pandemia, em 2020, que trouxe dados sobre as vivências e os desejos das pessoas na cidade de São Paulo. O resultado levou a três eixos importantes de transformação urgente comum a demais cidades: acesso à natureza, bairros fortalecidos e autônomos, e mobilidade centrada em modos ativos.

Para discutir sobre esses tópicos e o futuro das cidades esse evento traz representantes do poder público e de organizações sociais que tiveram projetos relevantes nesses eixos durante a pandemia. A Eveline da BHTrans que implementou ciclovia emergencial em Belo Horizonte, a Marina representante do coletivo Massapê que realizaram o projeto Pulsa Bairro com a comunidade do Entra Apulso no Recife, que estimulou a cultura de cidadania ativa para fortalecer os vínculos e propósitos em comum na comunidade; o Nik Sabey da iniciativa Novas Árvores por Aí que seguem na pandemia com a missão de através do paisagismo realizar ações de impacto que conectam as pessoas com a natureza; e por fim a Letícia Sabino do SampaPé que idealizou e mobilizou a Paulista Aberta. A mediação será de Kaisa dos Santos, Conselheira Fiscal do IABsp e integrante do projeto Ruas Vivas.

terça-feira
08 de junho
às 19h
youtube
facebook
twitter

 

Convidadas (os)

Eveline Trevisan, BHTrans (Belo Horizonte-MG)

A Eveline é de Belo Horizonte, arquiteta urbanista, mestre em ciências sociais e doutoranda em Urbanismo. Coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, onde trabalha desde 2001 com projetos urbanos. Responsável também pela coordenação do Programa Pedala BH de mobilidade por bicicleta em Belo Horizonte. Viabilizou, em parceria com institutos nacionais e internacionais, e população local, a implantação de Zonas 30 na cidade.

 

Letícia Sabino, SampaPé! (São Paulo-SP)

Caminhante. Mestre em Planejamento de Cidades e Design Urbano pela UCL, em Londres. Administradora de empresas pela FGV – EAESP, com pós graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas. Fundadora e Presidente do SampaPé!, organização que atua desde 2012 para construir cidades mais caminháveis com as pessoas. Atua com metodologias participativas e projetos de transformação das cidades em ambientes mais caminháveis. Idealizou e mobilizou a Paulista Aberta.

 

Marina Mergulhão, Coletivo Massapê (Recife-PE)

A Marina é de Recife, arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco e mestranda em Design na mesma Universidade, com foco em design de jogos para processos colaborativos de planejamento e gestão urbanos. É cofundadora do Coletivo Massapê e copresidente na atual gestão do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Pernambuco.

 

Nik Sabey, Novas Árvores por Aí (São Paulo-SP)

O Nik é ambientalista, paisagista, ativista e plantador de árvores, e acostumado a plantar desde criança. Fez deste hábito um projeto: o Novas Árvores por Aí que promove o plantio de árvores nativas e tem reunido centenas de pessoas com este mesmo objetivo. Acredita que o verde urbano vai muito além da estética e ao agregar funcionalidade aos jardins evidencia sua importância. Trabalha recursos como jardins de chuva, benefícios das plantas nativas, jardins comestíveis, plantios alternativos e outros para mostrar o potencial e a urgência em valorizar e ampliar nosso patrimônio verde.

 

Kaísa Isabel da Silva Santos (IABsp)Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas, trabalha com autonomias em diferentes esferas e atua na área de Acessibilidade desde 2007. Responsável por consultoria de acessibilidade para inclusão de diversas instituições, a profissional também foi colaboradora do escritório AHU! Consultoria de Acessibilidade durante cinco anos. Atualmente a profissional desenvolve pesquisa com ênfase em autonomia de pessoas, inclusão e o desenho do arquiteto.

—-
Adicione a programação do iabsp na sua agenda pessoal! Clique aqui