NOTA DE PESAR – LEO TOMCHINSKY

Última atualização em: 14/02/24 às 17h

Foto: Ana Carla Olimpio Pereira

O IABsp lamenta o falecimento do arquiteto Leo Tomchinsky (1947-2024)

Aos 76 anos, nos deixa um grande arquiteto de extensa obra e… pouco conhecida, o que se deve também à sua aversão à autopromoção, embora autor de excelentes projetos dos mais variados tipos, usos e dimensões.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (1967/1971) num tempo em que o aprendizado e a informação passavam pelo autodidatismo e pelo fazer precoce.

Fundou em 1981 o escritório de projetos Tomchinsky Arquitetos Associados em atividade até o presente, em sociedade com sua esposa, também arquiteta Odette Tomchinsky. Teve muitos parceiros profissionais, como por exemplo Jorge Wilhem, Paulo Mendes da Rocha, Sylvio Sawaya, Affonso Risi Junior, com que teve sociedade também na década de 1980, Abrahão Sanovicz, Edson Elito, Marcia Arnoni Terzi, Carlos Ortiz Villaça, Suely Suchodolsky entre muitos outros e sempre distribuindo generosidade.

Sua casa é um exemplo de arquitetura que privilegia a racionalidade construtiva, o conforto ambiental, a funcionalidade e a correta e criativa utilização dos materiais. Também merece grande destaque a extensa produção de projetos, principalmente para a CDHU – Companhia de Desenvolvimento habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, criando tipologias habitacionais de interesse social, utilizando princípios de modulação, racionalidade nos processos de construção, possibilidade de implantação em terrenos com diferentes perfis topográficos, reduzindo o tempo e o custo da construção e contemplando excelente caráter arquitetônico contemporâneo ao patrimônio construído.

Dentre os projetos mais conhecidos está o Projeto do Edifício da FAPESP, e o SESI Vila Leopoldina, em São Paulo, em coautoria com Jorge Wilhem e equipe.

Deixa esposa, três filhos e dois netos.