27/2: ARQ.FUTURO e BEĨ EDITORA lançam APRENDENDO A VIVER NA CIDADE na Escola da Cidade

Última atualização em: 27/02/19 às 13h

Destinado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, o livro “Aprendendo a Viver na cidade” traz um curso com metodologia inovadora para discutir a participação de jovens num mundo cada vez mais urbanizado

Concebido pelos arquitetos Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini, em conjunto com a equipe da plataforma Arq.Futuro, o curso “Aprendendo a viver na cidade” tem como objetivo despertar os jovens para a importância de compreender a cidade, ao mesmo tempo descobrindo como interferir nela. O curso é entregue em formato de livro – que já pode ser encontrado nas livrarias – e será lançado oficialmente na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no próximo dia 27/02. O curso conta com vídeos e áudios da série Cidade Cidadão, acessíveis por QR Code ou pelo site do Arq.Futuro. Os professores que pretenderem implementá-lo em sala de aula terão acesso a um Caderno dos Professores, em formato digital, com sugestões e propostas pedagógicas.

O curso se baseia na constatação de que, desde 2007, mais da metade da população mundial vive em cidades; no Brasil, a população é majoritariamente urbana desde a década de 1970.  ‘Aprendendo a viver na cidade’ mostra como aconteceu esse processo e quais são suas consequências, traçando um histórico do desenvolvimento das cidades, do conceito de urbanismo e apresentando estudos de caso retirados da realidade brasileira. “Mais que oferecer informação, nosso objetivo é estimular a reflexão e, sempre que possível, a ação”, afirma a autora Beatriz Vanzolini.

Cada capítulo do livro é dividido em aulas que explicam conceitos-chave do urbanismo moderno, detalham os desafios enfrentados pelos grandes centros urbanos e oferecem aos jovens as ferramentas para melhorar sua qualidade de vida. As aulas trazem ainda projetos e atividades que consolidam o aprendizado e dicas de livros e filmes que aprofundam o conteúdo. Vídeos exclusivos e raps compostos por Rafael Gomes, o MC MMoneis, sintetizam os temas apresentados de forma bem-humorada e objetiva.

O arquiteto Vinicius Andrade explica que “a cidade é a extensão da nossa casa, e a qualidade de vida que ela oferece está diretamente relacionada às ações de seus moradores”. É este, na realidade, o grande foco do livro. Para Tomas Alvim, do Arq.Futuro, “o curso aborda a cidade sob a perspectiva do morador, estabelecendo a relação com o território e promovendo o espírito crítico para a atuação cidadã”.

Aprendendo a viver na cidade é um guia para o exercício da cidadania, um curso que permite ao jovem assumir suas responsabilidades e criar, coletivamente, o ambiente em que vive.

LIVRO APRENDENDO A VIVER NA CIDADE

Autores: Arq.Futuro, Beatriz Vanzolini e Vinicius Andrade
Páginas: 152
Formato: 21,6 x 26,8cm
Idioma: Português
Ano de Publicação: 2019
ISBN: 978-85-7850-151-8
Preço de capa: R$ 70,00

LANÇAMENTO – APRENDENDO A VIVER NA CIDADE

Data: 27/02
Horário: 19h
Programa:
19h – Bate-papo entre a autora Beatriz Vanzolini e Regina Meyer (Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, professora titular da FAU-USP).
20h – Assinaturas dos autores
Local: Escola da Cidade
Endereço: Rua General Jardim, 65 – Vila Buarque

SOBRE OS AUTORES

Beatriz Vanzolini Moretti
Arquiteta e Urbanista, com formação pela Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – Escola da Cidade, em 2009, onde está cursando Pós-Graduação em Arquitetura, Educação e Sociedade. Desde 2018 desenvolve projetos de educação junto ao Arq.Futuro. É autora do livro “Aprendendo a viver na cidade”, professora do Curso Executivo “Inovação Urbana: novas formas de se fazer cidade”, realizado pelo Insper em parceria com o Arq.Futuro, e Professora Assistente de Urbanismo pela Escola da Cidade.

Vinicius Hernandes de Andrade
Arquiteto e Urbanista, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1992. Sócio-Fundador do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados. Lecionou na Universidade Braz Cubas de 1995 a 1996, leciona na Escola da Cidade desde 2005, e é coordenador do curso executivo de Inovação Urbana realizado no Insper. Eleito vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo para a gestão 2014 – 2016, eleito conselheiro no CAU-sp para o triênio 2018 -2020. Atualmente é membro do conselho cientifico responsável pela curadoria do evento 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO.

ARQ.FUTURO

O Arq.Futuro é uma plataforma que reúne as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. Ao envolver o público brasileiro nos debates sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro pretende contribuir para o crescimento sustentável e justo do país, ao mesmo tempo abrindo espaços para a discussão ampla sobre o desenho e a gestão das cidades. Entre os temas abordados nos eventos organizados pela plataforma estão espaço público, habitação, mobilidade e transporte, infraestrutura, educação, tecnologia, patrimônio arquitetônico e cultural e engajamento. Todo conteúdo gerado pelo Arq.Futuro é registrado e disponibilizado em diversos formatos, que incluem a publicação de livros físicos e digitais e a produção de material audiovisual com imagens e vídeos exclusivos. Mais informações: www.arqfuturo.com.br.

 

BEĨ EDITORA

A palavra BEĨ – “um pouco mais”, em tupi – sintetiza a proposta almejada pela editora. Desde sua fundação, a BEĨ Editora vem se destacando pela originalidade de suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, e Por Quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado.