agenda da semana iabsp

Última atualização em: 13/04/20 às 10h

sexta| 31 de junho | 18h |

construção e pandemia com laisa stroher + melissa ronconi + danilo hideki (iabsp)

youtube  https://youtu.be/mhgbe5mbvzq
facebook https://mla.bs/64b6c09c

aisa stroher

arquiteta e urbanista, mestre (fau usp) e doutora (pgt ufabc) em planejamento urba-no. atua como pesquisadora no lepur – laboratório de estudos e projetos urbanos e regionais da ufabc. trabalha com docência, pesquisa e consultoria na área do plane-jamento urbano e habitacional. atua como ativista da agenda urbana e de educação popular, mediante participação em entidades profissionais (fna e sasp), movimentos sociais (rede emancipa) e em conselhos participativos de políticas urbanas (grupo gestor da operação urbana água branca e conselho municipal de habitação).

melissa ronconi

defendeu a dissertação “mercado de trabalho na construção civil: o subsetor da construção de edifícios durante a retomada do financiamento habitacional nos anos 2000”. é economista, mestre e doutoranda pela unicamp. atualmente, trabalha com a temática das consequências da política de expansão do crédito habitacional durante o programa minha casa minha vida no cenário de crise econômica.

danilo hideki
arquiteto formado pela fauusp em 2009, trabalhou com projetos públicos e de res-tauro até 2010 com a prof.ª dr.ª helena ayoub silva, colaborando também com ar-quitetos como julio katinsky e paulo mendes da rocha. em 2011 trabalhou com habi-tação de interesse social ao lado dos arquitetos eduardo ferroni, pablo hereñu e mar-cos acayaba. trabalhou de 2012 a 2018 no escritório do arquiteto isay weinfeld, lá desenvolveu projetos de residências, restaurantes, edifícios residenciais, corporativos e interiores. em 2019 lecionou por 3 meses na universidade anhanguera no curso de arquitetura e urbanismo. atualmente tem escritório em sociedade com a arquiteta beatriz brandt e faz parte da atual gestão do iabsp.


13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo – Reconstrução

A 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo assume como questão central a RECONSTRUÇÃO na edição de 2022. Parte-se da ideia de reedificar, refundir e renovar as relações dos grupos sociais com seus espaços domésticos, dos cidadãos com os espaços públicos e das tramas pessoais e profissionais, que ocorrem nos espaços de confinamento e nos de usos coletivos, durante e depois da pandemia de covid-19.

No convite a este amplo debate, assumimos o compromisso de dar continuidade ao processo seletivo de uma co-curadoria que possa pensar a edição atual acompanhada da diretoria de cultura do IABsp. O processo ainda buscará contribuir com o fortalecimento de uma rede de colaboração – envolvendo universidades, instituições culturais, movimentos sociais, entre outros – que atuem frente a um pacto social para compartilhar projetos, narrativas, experiências, ferramentas que possibilitem compreensão, atuação e transformação do ambiente e da cultura urbana.

A partir de 30 de julho de 2020, lançaremos três debates preparatórios para o concurso de co-curadoria, com temas relacionados aos que mobilizam a proposta da 13a. edição. Tratam-se de debates que apresentam a discussão da própria essência de exposições de arte e de arquitetura, como também nos convocam a pensar o papel dos arquitetos, urbanistas e de tantos outros profissionais na construção de cidades mais justas e democráticas.

DEBATE 01 – 30 DE JULHO – 19h

O BRASIL NAS BIENAIS
Propomos uma discussão sobre as representações nacionais em exposições de arte e arquitetura a partir de experiências anteriores e perspectivas futuras. 

– Abertura – Nivaldo Andrade (presidente IAB) e Sabrina Fontenele (IABsp)
– Mediação – Karina de Souza (IABsp)

– Pavilhão Brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza (2021/2022): Carlos Alberto Maciel (Arquitetos Associados)
– Bienal do Chile (2019) – ‘São Paulo: Diálogos y Límites’: Paula Monroy
– 34ª. Bienal de Artes de São Paulo: Jacopo Crivelli

youtube.com/iabsp
facebook.com/iabsp
facebook.com/bienaldearquitetura