APOIE A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA “CASA MODELO” AGROECOLÓGICA, COM RECURSOS LOCAIS E SUSTENTÁVEIS
A Escola Popular Rosa Luxemburgo localiza-se no Ass. Rosa Luxemburgo, município de Agudos, região centro-oeste do estado de São Paulo, Brasil. A escola é uma organização formada por trabalhadores e trabalhadoras rurais que buscam promover a agroecologia, por meio da formação e capacitação de seus integrantes em práticas alternativas de produção que incentivem sistemas econômicos solidários e sustentáveis.
Nossa proposta busca encontrar soluções relativas às condições de moradia das famílias assentadas e à produção agroecológica de alimentos, através da construção de um protótipo de moradia baseada em técnicas alternativas de construção e que dialogue com a realidade local, com o uso de recursos sustentáveis e trabalho e formação coletivos. Nosso objetivo é a construção de uma “casa modelo”, a partir de tecnologias construtivas que utilizam recursos locais e sustentáveis.
Está em processo de consolidação, na Escola, uma linha de produção de tijolos de adobe e BTC (bloco de terra comprimida), além de um centro de tratamento de bambu, e uma pequena marcenaria. Nesse sentido, em um momento de ausência de recursos voltados a políticas públicas para o combate ao déficit habitacional nos assentamentos de reforma agrária, queremos viabilizar a produção habitacional autogerida e agroecológica no Ass. Rosa Luxemburgo, e nos territórios adjacentes.
A proposta contempla o enfrentamento ao problema decorrente das necessidades habitacionais das famílias assentadas e sobretudo, a recolocar em pauta os princípios da agroecologia e a ressignificação das relações de trabalho, gênero, saúde e meio ambiente na construção do território da reforma agrária.
O projeto de arquitetura está em elaboração por um coletivo formado por assentados, coordenação do MST e da escola, estudantes e profissionais da arquitetura e urbanismo
Link para o site de captação da campanha: https://benfeitoria.com/casa-agroecologica-no-ass-rosa-luxemburgo-pxb
Link vídeo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=fRnGbos-rm4