CHAMAMENTO ABERTO: REPRESENTANTE DO IABsp PARA COORDENAÇÃO DO CONCURSO DA XXII BIENAL PAN-AMERICANA DE QUITO (XXII BAQ 2020)

Com o propósito de fortalecer os mecanismos de representatividade, a cultura de transparência e a promoção à participação o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp) realiza o presente Chamamento Aberto para seleção de representante da entidade para integrar a Coordenação do Concurso da XXII Bienal Pan-americana de Quito (XXII BAQ 2020).

Sobre a Bienal Pan-americana de Arquitetura Quito (BAQ)
O Colégio de Arquitetos do Equador da província de Pichincha (CAE-P) organiza desde 1978, no mês de novembro dos anos pares, a Bienal Pan-americana de Arquitetura de Quito (BAQ), considerado um dos eventos arquitetônicos mais importantes do continente americano.

Neste evento são geradas trocas, assim como a integração, comparação e análise da produção arquitetônica e urbanística, transferência de critérios e pensamento contemporâneo. A BAQ se organiza em três eixos principais:

– Concurso da Bienal
– Eventos acadêmico
– Eventos culturais

 Sobre a XXII BAQ 2020
Com o título de “XXII BAQ 2020, Transformaciones” esta edição da BAQ propõe-se discutir arquitetura a partir da noção de transformação. Através da análise crítica dos trabalhos que proponham esse tipo de intervenção, o foco será estudar a capacidade transformadora da arquitetura enquanto disciplina, seu entorno e a cidade, questionando um sistema de relações e abordando novas posições que atinjam a encontro entre o ideal e o real.

Sobre o Concurso da Bienal
Trata-se de uma convocatória para inscrição de projetos e publicações realizados nos quatro anos anteriores para cada edição do BAQ. Em suas vinte e uma edições, o Concurso Bienal teve mais de 7.000 inscrições e concedeu suas contribuições na prática de arquitetura, planejamento urbano, paisagem, teoria e difusão arquitetônica.

Todos os projetos registrados, que atendam aos requisitos, farão parte da exposição do XXII Concurso Bienal BAQ 2020, participarão do processo de julgamento e serão publicado no acervo online da BAQ, disponível em: www.arquitecturapanamericana.com

Sobre a Coordenação do Concurso da Bienal
A Comissão do Concurso da Bienal historicamente trabalha num formato de colaboração entre profissionais de diferentes países do mundo e de diferentes cidades do Equador, que compõem o rol de Coordenadores Internacionais e Nacionais do Concurso da Bienal. Cada coordenador é responsável por realizar em seus países de residência as atividades de divulgação, promoção e monitoramento do registro dos projetos e publicações participantes.

Além disso, atuam como um dos representantes da Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito em nível internacional e nacional.

Abaixo são descritos os compromissos que espera-se daquele que compor a Coordenação do Concurso da XXII BAQ 2020:

Antes do evento

– Manter-se informado sobre tudo relacionado a XXII BAQ 2020: informações gerais, calendário de atividades, concurso bienal, evento acadêmico e outros eventos culturais, além das novidades que surgem em torno do evento em relação às condições do evento pandemia.
– Divulgar amplamente a XXII BAQ 2020 em seu país de residência, pessoalmente por meios públicos ou privados, principalmente em escolas e associações de arquitetos, em universidades e instituições relacionadas à arquitetura, entre outros. O coordenador terá a sua disposição material para divulgação (livros do BAQ 2018, publicação do seu perfil no site, elementos digitais).
– Conseguir o maior número possível de inscritos para participar dos diferentes prêmios do Concurso da Bienal. Seu trabalho não inclui a curadoria de projetos e publicações, isto é: não têm o poder de fazer uma seleção de projetos, mas de facilitar iniciativas que promovam inscrição. Os coordenadores são incentivados a motivar a participação de arquitetos de seu país, bem como jovens arquitetas e arquitetos.
– Orientar os participantes na escolha da categoria e/ou prêmio por seus projetos ou publicações, com base na descrição do documento de Bases do Concurso.
– Acompanhar o processo de inscrição através da plataforma de inscrição no Concurso da Bienal e resolver as dúvidas dos participantes sobre a inscrição.
– Gerenciar registros e garantir que os participantes concluam todas as etapas até 1º de outubro de 2020. O sistema será fechado automaticamente e não será permitirá – em nenhum caso – o registro fora do prazo.
– Enviar obrigatoriamente relatórios mensais de seus trabalhos ao Comitê Organizador do XXII BAQ 2020, as realizações alcançadas e o relatório do registros feitos sob sua coordenação.
– Verificar e entregar a lista final de registros feitos sob sua coordenação após o término do período de inscrição: 5 de outubro de 2020.
– Receber em seus países ou cidades e entregar na cidade de Quito-Equador os volumes físicos das publicações participantes de cada país e até a data: sábado, 7 de novembro 2020 até 18:00 (GMT-5).

Durante o evento

– Divulgar e informar os participantes do seu país, em eventos de apresentação virtual dos projetos finalistas e leitura do veredicto dos projetos vencedores.

Após o evento

– Divulgar os resultados da XXII BAQ 2020 no país ou cidade de residência do coordenador.

Mais informações: https://www.baq-cae.ec/concurso/


Sobre o perfil que o IABsp espera da(o) representante da entidade na Coordenação do Concurso da XXII BAQ 2020
As inscrições estão abertas a todas arquitetas e arquitetos urbanistas residentes no estado de São Paulo, sem restrições. O IABsp contudo, como parte de sua política institucional, encoraja fortemente a inscrição de mulheres arquitetas; arquitetas e arquitetos urbanistas que se autodeclarem pretas, pardas e/ou indígenas; e arquitetas e arquitetos urbanistas que se encontrem em processos de vulnerabilização social.

Ainda, como parte do perfil desejado, estimulamos a inscrição de arquitetas e arquitetos com pesquisas sobre a produção arquitetônica e urbanística contemporânea, bem como interesse pelas áreas da crítica, disseminação e difusão do campo ampliado da arquitetura e urbanismo

– Prazo para inscrições: até 17 de julho de 2020
– Formulário de inscrição: https://forms.gle/CRkg3nPPFHz8LfwK9

Contato
iabsp@iabsp.org.br

facebook.com/iabsp
instagram.com/iab.sp
youtube.com/iabsp
twitter.com/iabsaopaulo