CINECUBO IAB: SESSÃO ESPECIAL REDE FEMININA DO IAB

Última atualização em: 03/03/21 às 13h

Cinecubo IAB: Sessão Especial Rede Feminina do IAB e conversa com Day Rodrigues, Maíra Fernandes e Gyovanna Freire.

Sessão comemorativa do dia internacional da mulher.
Segunda-feira
08 de março
19h

Serão exibidos os seguintes filmes:

Mulheres Negras: Projetos de Mundo
[Day Rodrigues, Lucas Ogasawara | 2016 | 25’]

Nove mulheres, muitas vozes do presente, sem perder as referências do passado.  Através de vivências e reflexões, o documentário levanta questões e instiga em poéticas as minúcias do que é ser mulher negra no Brasil.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=iU85-xN42SY&feature=emb_logo


Baronesa

[Juliana Antunes | 2017 | 73’]

O dia a dia de duas vizinhas e amigas que moram na periferia de Belo Horizonte. De um lado, Andreia começa a construir sua casa para se mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso. Em comum, a necessidade de se desviar dos perigos da guerra do tráfico e a estratégia para evitar as tragédias trazidas como consequência.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=beZ3FDktDg8

Contaremos com a presença de Day Rodrigues (direção de Mulheres Negras), Maíra Fernandes (IABsp) e Gyovanna Freire (Coletivo Feminista Carmen Portinho) para conversa após a sessão.

—–

Day Rodrigues

Cineasta, diretora criativa, escritora e educadora, Day Rodrigues, desde 2015, realiza e faz parte de projetos cinematográficos sobre diversidade vs. lugar de poder. Fez parte da equipe de diretores na série Quebrando o Tabu (Spray Filmes, 2017-2019), para o canal GNT/Globoplay, premiada, em 2019, no New York Festivals TV e Films (USA). O episódio “Racismo e resistência”, dirigido por Day, foi premiado na MIPCOM Diversify TV Excellence Awards 2019 (Cannes). Seus principais documentários são: “Ouro Verde – a roda de samba do Marapé” (2012), “Mulheres Negras: Projetos de Mundo” (2016) e o mais recente, “Geni Guimarães” (2020), filme/homenagem da Balada Literária (SP), que contou com a participação especial da escritora Conceição Evaristo. Formada em Filosofia, com especialização em Gestão Cultural e, atualmente, estuda Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ).

Maíra Fernandes
Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP. Atualmente mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, IPPUR-UFRJ. Atuou profissionalmente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo (SMDU-SP).  Anteriormente trabalhou junto da Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, SEHAB-PMSP, com projetos de urbanização de favela e regularização fundiária. Participou de projeto urbano elaborado com moradores da Ocupação Esperança em Osasco.

Gyovanna Freire
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Associação Escola da Cidade desde 2019, iniciou seus estudos na mesma área em 2015 pela Universidade São Judas, onde desenvolveu a pesquisa “Brasília: uma biografia comunista” entre 2017 e 2018. Atualmente, discute a invisibilidade da mulher no campo da arquitetura e do urbanismo com sua pesquisa de iniciação científica “À Procura de Giuseppina Pirro: entre os indícios de uma trajetória plural e sua invisibilidade historiográfica (1940-1980)”, sob orientação de Dra. Paula Gorenstein Dedecca.

O Coletivo Feminista Carmen Portinho foi criado em 2014 por alunas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Escola da Cidade. O Coletivo tem como objetivo promover o debate sobre gênero, e todas as pautas que se interseccionam, na instituição acadêmica e no campo profissional da arquitetura e urbanismo por meio de palestras, rodas de conversa, produção de materiais e outras atividades pensadas coletivamente.

Ainda, um pouco de Juliana Antunes, diretora de Baronesa
Juliana Antunes é diretora, roteirista, programadora, assistente de direção e produtora de elenco. Realizou os filmes Baronesa (longa-metragem), Plano controle (curta-metragem) e Trópico de Capricórnio (curta-metragem). Trabalhou como programadora no CINE 104 e foi curadora do Cineclube Aranha, ambos em Belo Horizonte entre 2017 e 2020.

—–

Online nos canais do IABsp

O CineCubo IAB é o cineclube promovido pelo IABsp com o intuito de estimular o diálogo entre as linguagens audiovisuais e arquitetônicas para expandir e debater olhares sobre a cidade. Conta com curadoria e mediação de Fabiane Carneiro, Guido Otero, João Paulo Campos, Nana Maiolini, Vinicius Toro, Bruno Cucio e convidados. As sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

O GT Rede Feminina IAB-SP nasceu da iniciativa de reunir mulheres arquitetas no Instituto dos Arquitetos do Brasil para levantar uma discussão interseccional para construção coletiva de uma agenda de gênero na profissão. Tem como propósito refletir coletivamente sobre as diversas barreiras que nos atravessam durante nossa trajetória profissional, atentas à questão representatividade de gênero e raça nas ações desta diretoria.

Participe:
Youtube
https://youtu.be/Ak9MgcC6HOc
Facebook
https://fb.me/e/12Eb9iyrm
Twitter
https://twitter.com/iabsp