DIÁLOGOS SOBRE ARQUITETURA INTERIOR E LITORAL PAULISTA: CENÁRIO E PROJEÇÕES

Última atualização em: 29/10/21 às 14h

Encontros com arquitetos das cidades com núcleos do IAB no interior e no litoral de São Paulo.

Um evento para apresentar a produção da arquitetura nas diversas regiões do Estado e uma oportunidade para refletir sobre os 100 anos do IAB, a evolução da profissão na atualidade e as expectativas para os próximos 100 anos.

Nas palestras, os arquitetos terão a oportunidade para falar sobre seus projetos, trabalhos e realizações, assim como suas perspectivas para o futuro da profissão, da arquitetura e do urbanismo nos próximos 100 anos.


IAB NÚCLEO DE CAMPINAS

Palestra online: 04 de novembro de 2021
Horário: 19h
Convidados: Gustavo Tenca e Giuliano Pelaio
Escritório: 24.7 Arquitetura
Mediação: Ricardo de Andrade Hofer
https://youtu.be/CORZS2_F5ts

Gustavo Tenca
Arquiteto e Urbanista graduado no ano de 2009 pela PUC Campinas. Em 2007/2008 cursou a Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad de Sevilla, em Sevilha, Espanha. Também pós graduado em Projeto de Arquitetura na Cidade Contemporânea, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Giuliano Pelaio
Arquiteto e Urbanista graduado no ano de 2008 pela PUC Campinas. Também pós graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Sistemas Tecnológicos e Sustentabilidade Aplicados ao Ambiente Construído no ano de 2010 e pela Asociación Nacional para la Vivienda del Futuro (ANAVIF) realizou o Master em Arquitetura Sustentável na cidade de Valencia, na Espanha.

IAB NÚCLEO DE FRANCA
Palestra online
: 05 de novembro de 2021
Horário: 19h
Convidados: Mariana Garcia Oliveira e Filipi Oliveira
Escritório: MF+arquitetos
Mediação: Claudio Ferreira
https://youtu.be/U17Y1qCPJ2k

Mariana Garcia Oliveira e Filipi Oliveira
Arquitetos e Urbanistas, se conheceram no primeiro ano da faculdade. Formados em 2009, casaram-se e fundaram o escritório MF arquitetos.

IAB NÚCLEO DE GUARULHOS
Palestra online
: 08 de novembro de 2021
Horário: 19h
Convidado: Plínio Soares dos Santos
Mediação: Júlio Soto Saavedra
https://youtu.be/62w5kJIvdaw

Plínio Soares
Arquiteto e Urbanista, Mestre em Urbanismo, especialista em Projetos de Desenvolvimento urbano e em planejamento estratégico público. Foi consultor do IBAM na elaboração de Planos Diretores Municipais. Foi Secretário Adjunto de Governo em Angra dos Reis. Coordenou o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Guarulhos-SP onde foi também Secretário Adjunto da Educação, Diretor de Planejamento Urbano. Foi coordenador do Conselho Municipal de Política Urbana de Guarulhos-CMPU; Foi membro da Comissão Técnica responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo-PDUI. Coordenou a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Guarulhos e os estudos de viabilidade para implantação de Veículos Leves sobre Trilhos-VLT.
Fez parte do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Moçambique na área de planejamento Urbano. Foi Professor universitário e atualmente é arquiteto concursado da Prefeitura de Guarulhos.

IAB NÚCLEO DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL
Palestra online
: 10 de novembro de 2021
Horário: 19h
Convidado: Ricardo Veiga
Mediação: Ivo Alexandre Sakamoto
https://youtu.be/ISDHp49wmWk

Ricardo Veiga
Cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Elmano Ferreira Velloso, em São José dos Campos – SP de 1974 a 1978.
Formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brás Cubas, em Mogi das Cruzes – SP em 1981.
Diretor do Departamento de Projetos Urbanísticos da Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de São José dos Campos de 2006 a 2009.
Depoente da Comissão da Verdade em 2013/2014.
Homenageado pelo Programa “Histórias e Memórias”, uma parceria do Arquivo Público do Município e Câmara Municipal de São José dos Campos.
Membro do COMPHAC – Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Projetos de arquitetura, notadamente na área de saúde como hospitais, clinicas e laboratórios em São José dos Campos entre 1975 e 2021.

IAB NÚCLEO DE SOROCABA
Palestra online
: 11 de novembro de 2021
Horário: 19h
Convidado: Fernando Poles
Escritório: F:POLES
Mediação: Denise Martins Correa
https://youtu.be/NXxF_aVlXYg

Fernando Cesar Carmona Poles
Arquiteto e Urbanista, formado no ano de 2000 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo – SP.

IAB NÚCLEO DE BAURU
Palestra online
: 12 de novembro de 2021
Horário: 19h
Convidados: Gustavo Gimezes, Gustavo Vidrih e Pedro Tremontin
Escritório: Aalva
Mediação: João Felipe Lança
https://youtu.be/_ZGv6AQSFHQ

Gustavo Gimenez
Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Paulista de Bauru-SP e com especialização em Design Mobiliário pela Escola Panamericana de Artes e Design de São Paulo-SP.

Gustavo Vidrih
Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade de São Paulo – SP e com especialização em Planejamento Urbano e Política Públicas pela Universidade Estadual Paulista de Bauru-SP.

Pedro Tremontin
Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Paulista de Bauru-SP.