DOCUMENTÁRIO SOBRE TERREMOTO, DO ARTISTA VISUAL ITALIANO FRANCESCO DI TILLO

Última atualização em: 11/10/22 às 15h

O projeto é um diário de bordo multifacetado onde serão postas em diálogo entrevistas,
filmes e notas fotográficas e intervenções artísticas sobre eventos sísmicos no Chile

O artista visual italiano Francesco Di Tillo apresenta gratuitamente o documentário “REMOTO – Além de toda dúvida razoável” no dia 13 de outubro de 2022 (quinta-feira), a partir das 19h, no Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp), na Vila Buarque, em São Paulo.

Após a exibição, haverá um bate papo com o artista, que vive em Bolonha, na Itália, e o arquiteto, urbanista e secretário geral do IABsp Marcelo Fonseca Ignatios e o artista visual, pesquisador e educador Gustavo Torrezan. O evento tem apoio institucional do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e do COM.IT.ES.

“REMOTO – Além de toda dúvida razoável” é a obra/filme criada pelo artista visual Francesco Di Tillo como resultado de uma longa experiência direta no Chile, entre 2015 e 2022, com cenas, diálogos, eventos súbitos e lentos que alternam molduras sobre o Oceano Pacífico, imagens de arquivo, histórias íntimas que desafiam, não só da voz dos protagonistas, a aparente estabilidade e mania de controle sobre a criação que hoje o homem pensa que possui. A exibição no Brasil é um braço da mostra que acontece de 01 a 30 de outubro de 2022 na Galeria Metropolitana, espaço independente em Santiago do Chile.

Fomento à cultura
O projeto é realizado graças ao apoio do Italian Council (10ª edição, 2021) um programa que promove a promoção internacional da arte italiana como parte da Direção-Geral de Criatividade Contemporânea do Ministério da Cultura, aos parceiros culturais Centex-Centro de Extensión del Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio di Valparaíso e Escola de Arte, Faculdad de Artes, Pontificia Universidad Católica de Chile de Santiago e a colaboração da NOS Visual Arts Production.

O projeto REMOTO investiga os eventos sísmicos como metáfora dos movimentos e dinâmicas do ser humano contemporâneo em resposta à difícil relação atual entre as sociedades humanas e a Natureza. Na sua tão discutida imprevisibilidade, os movimentos sísmicos desafiam a capacidade de adaptação do homem, fazendo ressoar o vigor da Natureza. Os impactos nocivos de um terremoto podem comprometer a própria estabilidade da sociedade humana: desencadeando uma conexão direta com a parte mais irracional do ser humano, o terremoto questiona nossa capacidade de capturar e controlar a realidade.

REMOTO será também uma publicação que a artista irá desenvolver mantendo um diálogo constante com a Itália graças à colaboração com as curadoras Elisa Del Prete e Silvia Litardi (NOS Visual Arts Production).

Sobre Francesco Di Tillo
Nasceu em Campobasso/Itália, em 1984. Vive e trabalha em Bolonha, Itália. Depois de se formar na Academia de Belas Artes de Bolonha, morou por 8 anos entre Nova York e São Paulo. A sua investigação artística convida à reflexão sobre questões paradoxais ou catastróficas da sociedade contemporânea, com especial atenção para a relação entre a natureza e a sociedade contemporânea, provocando uma oscilação contínua entre o real e o imaginário. Desastres naturais, impossibilidade de controle e livre arbítrio, construção e demolição de processos socioambientais, memória e morte como elementos identificadores da vida, são temas que ele desenvolve utilizando diferentes mídias ao mesmo tempo, como: instalação, escultura, vídeo, fotografia e performance.

Realizou exposições individuais e coletivas em museus, instituições, festivais, galerias e espaços públicos, tanto na Itália quanto no exterior. Suas obras estão presentes em coleções públicas e privadas, tais como: Museu de Arte Contemporânea de Montenegro, Podgorica; Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo; Galeria Nacional de Cosenza, na Itália. https://www.francescoditillo.info/

Sobre Marcelo Fonseca Ignatios
Arquiteto e urbanista, com mais de 20 anos de atuação profissional atuando na estruturação de projetos público-privados, pela Prefeitura de São Paulo, e em desenvolvimento urbano, no segmento de loteamento e comunidades planejadas. Atualmente é consultor em planejamento urbano e empreendimentos imobiliários e diretor Executivo do IABsp.

Sobre Gustavo Torrezan
É artista, pesquisador, educador. Em sua prática artística, volta-se a refletir sobre as estruturas de poder que configuram historicamente as organizações coletivas, bem como suas constituições culturais e identitárias. Realiza trabalhos híbridos nas quais se vale de diferentes materiais e disciplinas para discutir sobre relações de domínio, a partir das quais se modulam os processos de subjetivação da sociedade. Assim, tem interessado em observar o papel do Estado, de seus regimes administrativos, de suas autoridades e instituições. Nesse processo, evoca os campos da sociologia, da geopolítica e da ecologia em suas pesquisas conceituais, fazendo, muitas vezes, uso de símbolos oficiais da nação para tencionar suas conotações. Para além dArquiteto e urbanista, com mais de 20 anos de atuação profissional atuando na estruturação de projetos público-privados, pela Prefeitura de São Paulo, e em desenvolvimento urbano, no segmento de loteamento e comunidades planejadas. Atualmente é consultor em planejamento urbano e empreendimentos imobiliários e diretor Executivo do IABsp.a experimentação com a síntese e com procedimentos de revisão simbólica, propõe também o debate sobre os mecanismos de poder em dispositivos do sistema das artes, aproximando-se das questões de arquivo, memória, espaço, lugar e território. Por vezes, seus trabalhos insurgem de circunstâncias comunitárias específicas e aproxima-se dos processos sociais ligados a uma determinada localidade. Nesse sentido, as noções de colaboração e de dialogia também vêm sendo exercitadas em sua produção. Participa da 37º Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa, até 15 de janeiro de 2023, com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, Vanessa Davidson, Cristina Tejo e Cauê Alves no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). http://www.gustavotorrezan.com

Sobre o IAB SÃO PAULO
O Instituto de Arquitetos do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a temas essenciais ao arquiteto, à cultura arquitetônica e urbanística e à sociedade. fundado em 1943, o Departamento de São Paulo (IABsp) promove diversas atividades, como debates, palestras, cursos, oficinas, projeção de filmes, além da premiação e da bienal de arquitetura.

O IABsp se propõe a refletir e debater as questões contemporâneas da arquitetura e do urbanismo. Para isso, possui representantes em diversos órgãos colegiados em todo o estado e se manifesta acerca dos temas em discussão.

Atualmente, o IAB é formado por 26 departamentos em diferentes unidades da federação, que possuem, por sua vez, núcleos locais nos municípios de maior relevância. a atuação da entidade, com influência em praticamente todo o território brasileiro, é liderada pela direção nacional, núcleo responsável pela articulação e pela coordenação dos departamentos, bem como pelas ações de abrangência nacional e internacional.

Por meio da Direção Nacional, o IAB se faz representar nos órgãos da administração federal e se vincula a entidades internacionais, com destaque para a União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído, a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA) e o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP). https://www.iabsp.org.br/

Sobre o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo
O Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, fundado em 1950, é um órgão oficial do Governo Italiano, com sede na histórica mansão de Av. Higienópolis, 436. O edifício, construído nos anos vinte, em estilo neoclássico, hospeda os escritórios administrativos e dispõe de uma sala biblioteca e um espaço destinado à sala multimídia.

A presença de vinte e cinco milhões de italianos e descendentes de italianos no Brasil confere ao Istituto uma tarefa importante e delicada: manter vivas e reativar os valores da tradição e as ligações com a cultura de origem da comunidade que aqui chegou por ocasião do primeiro fluxo migratório em 1880 e que nunca mais se interrompeu; enriquecer o panorama cultural com iniciativas voltadas não somente à promoção da língua e cultura italianas, mas também com ações de cooperação entre italianos e brasileiros em uma mútua troca de competências, experiências que visam a favorecer um eficaz câmbio intercultural; Apresentar a imagem da Itália tanto como dona de um patrimônio clássico, como propulsora de iniciativas contemporâneas em diferentes âmbitos, através: da organização de eventos no campo das artes aplicadas, como concertos, mostras, exposições de arquitetura, feiras de livro, festivais cinematográficos, representações teatrais, conferências e seminários; uma biblioteca com aproximadamente trinta mil títulos, a maioria em língua italiana, entre livros, revistas, jornais e uma consistente videoteca; cursos de língua e cultura italiana, com docentes qualificados e constantemente atualizados; serviço de informações sobre a Itália, cursos de língua italiana na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano. https://iicsanpaolo.esteri.it

Sobre os COM.IT.ES
Os COM.IT.ES (Comitês dos Italianos no Exterior) são órgãos que representam as exigências dos cidadãos italianos no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares. Os COMITES podem representar instâncias da coletividade italiana residente na circunscrição consular, junto às autoridades e instituições locais. Além disso, ainda contribuem para a identificação das exigências de desenvolvimento social, cultural e civil da sua comunidade.

Cada circunscrição consular possui um COMITES. No Brasil, existem sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Os COMITES podem ser formados por 12 membros – para as coletividades até 100.000 cidadãos italianos residentes na circunscrição, ou por 18 membros – para as coletividades com mais de 100.000 cidadãos italianos residentes, como é o caso atual da Circunscrição de São Paulo. Os MEMBROS dos COM.IT.ES. são eleitos pela população residente e permanecem no cargo por cinco anos , não recebendo remuneração. comites.org.br


SERVIÇO RÁPIDO
documentário REMOTO – Além de toda dúvida razoável
artista visual
Francesco Di Tillo
exibição: 13 de outubro de 2022 (quinta-feira), a partir das 19h
bate-papo: Francesco Di Tillo (artista visual),  Marcelo Fonseca Ignatios (arquiteto) e Gustavo Torrezan (pesquisador)
apoio institucional: Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e COM.IT.ES
local: Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp)
rua bento de freitas, 306 – 1º andar
vila buarque – são paulo – sp – 01220-000
tel: (11) 3214-1493
whatsapp: (11) 97822-1603
quanto: gratuito
site: https://www.iabsp.org.br/

ficha técnica
REMOTO – além de qualquer dúvida razoável (24’49”)
um filme de Francesco Di Tillo
direção / Francesco Di Tillo e Antonietta Dicorato
música original / circuito c4m.org
filmagem / Francesco Di Tillo
montagem / Antonietta Dicorato
design de som / Fernando Ianni

Com a presença de, por ordem de aparecimento:
Guia turístico do rio Antonio / Calle Calle, Valdivia
Senhora anônima com chullo rosa CHILE
Erick Muñoz / guia turístico e proprietário do Hostel Sherpa, Illapel
Fernando / bombeiro
Marcos e esposa / em La Piojera, Santiago
Lorenzo Aillapan Cayuleo / vñumche, poeta mapuche – homem pássaro mapuche, tesouro humano vivo UNESCO 2012
Lorenza Aillapan Pu Rayen / fill ad che, performer em música, dança e poesia gestual Mapuche Lafkenche, pesquisador teatral mapuche
Carla Bolgeri Condemarín / artista e performer

Extras que contribuíram para o filme

Imagens retiradas de:

Um terremoto, 2014 / Empresa H e convidados
Direção e Coreografia: Carla Bolgeri / Intérpretes: Victoria de la Parra, Alejandro Ferreira, Javiera Beas e Carla Bolgeri / Música: Francisco Marin e Gian Paolo Gritti / Cenário: Carolina Molina e Sofia

De Granade / Desenho de Iluminação: Javier Lería / Produção: Josefina Greene

A resposta, 1961 / Direção e Roteiro de Leopoldo Castedo
Casa de produção: Universidad de Chile / Diretor de fotografia: Leopoldo Castedo e Sergio Bravo / Edição: Antonio Ripoll e Gerardo Rinaldi / Som: Santiago Pacheco / Música: Gustavo Becerra / Voz: Darío Aliaga
Agradecimento especial a Beatriz Aurora Castedo

O seguinte filme faz parte do projeto REMOTO
realizado com o apoio do Conselho Italiano (X edição 2021) / programa de promoção internacional de arte italiana da Direcção-Geral Direcção da Criatividade Contemporânea, Ministério da Cultura

Promovido pela Galeria Metropolitana, Santiago, no Chile

Parceiros culturais:
CENTEX – Centro de Extensão do Ministério das Culturas, Artes e Patrimônio, Valparaíso
Escola de Arte, Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Santiago

Com a colaboração de:
Produções de artes visuais dos EUA