Ginásio Ibirapuera – Complexo Esportivo “Constâncio Vaz” em debate público a abertura de tombamento pelo Condephaat.

Última atualização em: 12/11/20 às 17h

fonte da imagem: www.uol.com.br/esporte/colunas/olhar-olimpico

live no youtube e facebook
terça-feira
17 de novembro
às 20h
youtube.com/iabsp
facebook.com/iabsp

O IABsp, com apoio do Docomomo SP, Comite Científico para Patrimônio do Sec. XX do ICOMOS Br e Esporte pela Democracia promove encontro virtual público para a discussão sobre a relevância histórica do Ginásio do Ibirapuera e do Complexo Esportivo “Constâncio Vaz”.

O debate é urgente!
A concessão à iniciativa privada do conjunto está sendo proposta pelo Governo Estadual, através da Lei n. 17.099/2019. Apesar do pedido de tombamento do conjunto ter sido protocolado no Condephaat em 2017, não existe ainda o reconhecimento da sua relevância histórica e arquitetônica como condicionante da concessão.

(https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2019/lei-17099-27.06.2019.html#:~:text=Autoriza%20a%20Fazenda%20do%20Estado,especifica%2C%20e%20d%C3%A1%20provid%C3%AAncias%20correlatas)

Sendo o conjunto gerido pelo Estado sobre terreno da Prefeitura, ainda se encontra em elaboração um Projeto de Intervenção Urbana – PIU específico, o qual deverá ser aprovado por lei municipal.

https://participe.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/ginasio-ibirapuera

A oportunidade deste debate foi aberta pelo pedido de vistas ao processo de abertura de tombamento, em andamento no Condephaat, que conta com estudo técnico favorável e parecer contrário de conselheiro relator. O pedido apresentado pela representação do IAB no conselho permitiu um prazo para levar a discussão a público.

Importante observar que se trata de pedido de abertura de tombamento, o qual, se aprovado, prevê a realização de audiências públicas promovidas pelo Condephaat.

Clique aqui e confira o estudo técnico
Clique aqui e confira o parecer do conselheiro relator

O IABsp parte do reconhecimento da importância histórica e arquitetônica do conjunto, a qual deve ser respeitada pelas iniciativas de modernização do seu uso. Em 2002 o Governo Estadual, em parceria com o IAB SP, promoveu um concurso público de projetos para o conjunto. Os resultados foram excelentes, provando que a modernização é compatível com a preservação do patrimônio histórico.

lançamento do concurso (2002)
https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u62251.shtml

projetos premiados (2003)
https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/03.028/2215?page=1


projeto vencedor (2003)
VIGLIECCA&ASSOCIADOS
Hector Vigliecca, Luciene Quel, Ronald Werner Fiedler, Ruben Otero, Lilian Hun, Ana Carolina Penna, Mario Echigo, André Luque, Virginia Mondon, Maíra Carrilho, Fábio de Bem, Indiana Martelli, Paulo Serra, Luci Maie.
Consultor: João Kiyoshi Otuki
Estrutura: Kurkdjian Fruchtengarten
Renderizações: Henrique Blutaumüller, Fernando de Lima
http://www.vigliecca.com.br/pt-BR/projects/ibirapuera-complex

Debatedores convidados:
Monica Junqueira. Professora de História da Arquitetura da FAU USP, representando o DOCOMOMO SP.
Renato Anelli. Professor de História e Projeto de Arquitetura do IAU USP, representante titular do IABsp no Condephaat
Maju Heklotz. Atleta esgrimista, participou das Olimpíadas de Atenas de 2004 e representa o grupo Esporte pela Democracia.

Mediador:
Silvio Oksman. Professor de História da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Comitê Científico do Séc. XX do ICOMOS BR e coordenador do GT de Patrimônio do IABsp.