Guia IAB para Agenda 2030

Última atualização em: 30/01/21 às 12h

No próximo sábado, 30/01/2021, às 11hs da manhã, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) realizará uma live para apresentar o “Guia IAB para a Agenda 2030”. Depois de um longo processo de seleção durante o ano de 2020, diante de mais de 80 inscrições, foram identificados 51 projetos/planos que representam a arquitetura e o urbanismo brasileiros e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O novo Guia foi inspirado na publicação de mesmo nome elaborada pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) no ano de 2019 e que terá uma nova versão lançada no seu próximo Congresso que se realizará em julho desse ano no Rio de Janeiro.

Os projetos/planos brasileiros que representam os 17 ODS foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs. A Coordenação da seleção ficou a cargo do arquiteto e urbanista Cid Blanco Jr., representante do IAB na Comissão da UIA de Acompanhamento dos ODS.
“Faltam 10 anos para chegarmos em 2030. A Agenda dos ODS é vista como um norteador para um mundo melhor. Pensar o futuro do planeta é olhar o futuro das cidades e de como a sustentabilidade as afeta enquanto sociedade.” A Arquitetura e o Urbanismo tem que mostrar à sociedade, sua interação com esse compromisso mundial” afirma a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, uma das coordenadoras da Comissão de Política Urbana onde está Grupo de Trabalho da Agenda 2030 do IAB.

O resultado do processo de seleção dos projetos/planos foi inicialmente apresentado durante o Circuito Urbano 2020, realizado em outubro do ano passado, organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). No denominado “Outubro Urbano”, o Instituto dos Arquitetos do Brasil realizou uma série de lives com o nome “Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: desafios em tempos de pandemia”. Os projetos/planos selecionados para o Guia representando os 17 ODS foram debatidos durante os nove eventos realizados: https://www.youtube.com/channel/UCunt…​.

Clique aqui e baixe o Guia IAB para a Agenda 2030