IAB São Paulo disponibiliza acervo completo do Jornal Arquiteto

 

O Jornal Arquiteto foi uma importante publicação no campo da arquitetura e urbanismo, editado de 1972 a 1980. Foi uma iniciativa conjunta do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp) e do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP), e tinha como intenção ser um “porta-voz de todos arquitetos” teve tiragens distribuídas em todo o país e se consolidou como um importante periódico: foram publicadas 74 edições do jornal abordando diferentes aspectos, temáticas, práticas e atividades dos profissionais da arquitetura.

Sua produção sucedeu a de relevantes períodos como Acrópole e Habitat, que no início da década de 70 já haviam encerrado suas atividades, e precedeu a de outras importantes publicações como a Revista Projeto. Ao longo dos anos o Jornal Arquiteto contou com uma equipe editorial a frente de sua produção com importantes nomes para a arquitetura e urbanismo nacionais como Fábio Penteado, Vicente Wissenbach, Sérgio Teperman, Ana Maria Dente, Christina de Castro Mello, Helene Afanasieff, Maria Helena Flynn, Haron Cohen, Teru Tamaki, projeto gráfico de Vivaldo Tsukumo e ilustrações de Francisco Caruso, entre muitas outras colaboradoras e colaboradores.

Para conferir o acervo completo do Jornal Arquiteto, clique aqui

A disponibilização do acervo do Jornal Arquiteto faz parte das recentes ações de valorização, disseminação e difusão do acervo institucional e documental do IABsp com o intuito de auxiliar pesquisadores, estudantes, docentes e interessados no campo da cultura arquitetônica e urbanística. Recentemente já foram disponibilizadas todas as edições dos Boletins do IAB, a documentação completa (com desenhos arquitetônicos) do Edifício IAB, além da realização do Seminário de Acervos de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o Itaú Cultural. 

Em breve serão disponibilizadas também todas as documentações, cartazes, catálogos e editais para todas as edições das Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo (realizadas desde 1973) e das Premiações IABsp (realizadas desde 1967), dos Congressos Brasileiros de Arquitetura, além de outras documentações e parcerias institucionais com o intuito de fortalecer a difusão dos acervos de arquitetura e urbanismo nacionais.

No dia 16/07, às 19h, o IABsp realizará uma live para tratar do Jornal Arquiteto e a divulgação de seu acervo, com Vicente Wissenbach (editor do Jornal Arquiteto), Taiana Car Vidotto (professora FACENS e pesquisadora UNICAMP) e Rafael Mielnik (Diretoria IABsp).

A live será transmitida pelo Youtube e Facebook do IABsp. Acompanhe!