participe da consulta pública do manual de desenho urbano da cidade de são paulo

Última atualização em: 12/06/20 às 17h

A Prefeitura de São Paulo colocou em consulta pública a minuta do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da cidade, em desenvolvimento há mais de um ano com a colaboração de especialistas de diversas secretarias, autarquias municipais e representantes da sociedade civil organizada. Esse manual visa orientar futuras intervenções urbanas, considerando todos os elementos que devem compor as áreas públicas, desde a distribuição do espaço para cada usuário da via até soluções de moderação de tráfego. As recomendações de projeto também incluem diretrizes acerca da instalação de mobiliário urbano, como lixeiras, bancos e floreiras; dos postes de iluminação e caixas de serviço, de áreas verdes, dentre outros. Até o dia 8 de julho, o manual estará integralmente disponível para receber contribuições de toda a sociedade.

O IAB-SP entende que esse manual é um importante documento que regerá os projetos de áreas públicas de agora em diante. Com o intuito de engajar a comunidade de arquitetos, urbanistas e pessoas interessadas, o Instituto realizará um debate com a coordenadora do grupo de trabalho de elaboração do manual na terça-feira, 16 de junho.

Para facilitar as contribuições à consulta pública, o IABSP criou um documento compartilhado para seus associados e demais interessados registrarem seus comentários, críticas e sugestões até o dia 6 de julho. Ao final do prazo da consulta pública, esse documento será enviado à Prefeitura de São Paulo. Para participar, clique aqui .


Debate sobre o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias

elisabete frança (coordenadora da elaboração do manual e cet-sp) + anália amorim (escola da cidade e fauusp) + ligia miranda (cmtt e escola da cidade) + hannah arcuschin (iabsp e vital strategies)

terça-feira
16 de junho
às 18h
no youtube
com o apoio da Vital Strategies e soluções regularização imobiliária


Contribua com a minuta do manual via IABSP até o dia 6 de julho

clique aqui e faça seus comentários no documento compartilhado do IABsp. Você terá que indicar o seu nome e email.  Ao final do processo, o IAB-SP irá enviar este documento para a Prefeitura de São Paulo, com os comentários anonimizados, acompanhado de uma lista de nome de todos aqueles que contribuíram. Em caso de dúvidas, escreva para iabsp@iabsp.org.br

crédito da imagem: conrado almada / cet-sp