maré-cidade concurso internacional de ideias para estudantes de arquitetura

a união internacional dos arquitetos (uia) promove a cada três anos um congresso mundial. a 27ª edição será realizada no rio de janeiro, de 19 a 24 de julho de 2020, com organização do instituto de arquitetos do brasil (iab). entre suas atividades, está o “concurso internacional de ideias maré-cidade” que oferece aos estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo de todo o mundo, devidamente matriculados em instituições de ensino em nível de graduação, a oportunidade de elaborar propostas e projetos relacionados ao tema do congresso “todos os mundos. um só mundo. arquitetura 21”.

o objetivo do concurso de ideias é propor projetos urbanos e intervenções arquitetônicas inovadoras para integrar a favela da maré à cidade. a área de projeto para o concurso está localizada entre uma importante e movimentada via expressa (avenida brasil) e um aglomerado de favelas (complexo da maré). atualmente, esse território é ocupado por armazéns e prédios industriais, a maioria abandonada ou em desuso. o concurso convida estudantes de arquitetura, urbanismo e áreas afins a propor soluções urbanas inovadoras para a área, considerando a população local e sua conexão com a cidade.

para acessar o edital do concurso internacional de ideias para estudantes de arquitetura clique aqui.

cronograma

2 dezembro 2019 lançamento e registro da competição
30 de março de 2020 prazo para inscrição
20 de fevereiro de 2020 prazo para perguntas
28 de fevereiro de 2020 prazo para respostas
30 de março de 2020 início da submissão de projetos
30 de abril de 2020 prazo para submissão de projetos
15-25 de maio de 2020 reunião do júri e avaliação das inscrições
1 de junho de 2020 anúncio dos resultados da competição no site
21 de julho de 2020 conferência de imprensa, abertura da exposição no rio de janeiro e cerimônia de premiação no congresso mundial de arquitetos no rio de janeiro