NOTA DE FALECIMENTO DO ARQUITETO ANTONIO CARLOS CAMPELO COSTA

Última atualização em: 04/05/22 às 09h

Foto: Fabio Lima

O Instituto de Arquitetos do Brasil cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de nosso ex-presidente arquiteto e urbanista Antonio Carlos Campelo Costa, no dia 3 de maio de 2022, na cidade de Fortaleza, Ceará.

Campelo soube como ninguém traduzir a luta pela democracia e pela cultura, dizer o que nosso ofício pode ser, o que o Brasil ainda será.

As palavras, na sua mão, eram armas agudas, e, ainda assim, doces, da doçura da verdade conhecida, vivida, esperançada. Vá em paz, amigo, que aqui continuaremos seu sonho de um país justo, alegre, de um povo altaneiro, que você desenhou tão bem.

Campelo Costa nasceu, em 1939, em Pernambuco e radicou-se jovem no Ceará, onde se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará. Exerceu distintas funções nas três esferas do Poder Público. Foi presidente do IAB/DN em 1985-1986 e presidente e vice-presidente do IAB/CE.

É autor e coautor de projetos e obras de arquitetura em Fortaleza e outras regiões do país e de Requalificação Urbana para sítios históricos tombados pelo IPHAN no Ceará. Recebeu diversos prêmios em concursos, exposições e recebeu distinções e homenagens outorgadas por diversas instituições.