Nota de falecimento do arquiteto e urbanista Renato Luiz Martins Nunes, ex-presidente do IABsp

Última atualização em: 30/01/21 às 12h

O Instituto de Arquitetos do Brasil lamenta comunicar o falecimento, ontem à tarde, do arquiteto e urbanista Renato Luiz Martins Nunes. Perdemos um grande amigo e companheiro sempre presente na luta pela arquitetura e pela profissão.

Renato Nunes foi presidente do Departamento de São Paulo (IABsp), diretor administrativo e vice-presidente nacional do IAB. Lutador incansável pela criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, coordenou a Câmara de Arquitetura do CREA-SP, foi conselheiro estadual da gestão fundadora do CAU/SP e conselheiro federal do CAU/BR, membro da Comissão de Ética e Disciplina, Comissão de Harmonização do Exercício Profissional e da Comissão de Conceituação e Formatação da Ouvidoria. Foi professor na Faculdade de Santos, Mogi das Cruzes e na Fundação Belas Artes de São Paulo. Como membro do escritório técnico da CECAP, Renato Nunes fez parte da equipe que colaborou com Vilanova Artigas, em 1967, no projeto do emblemático Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos, São Paulo, e foi fundador e conselheiro da Fundação Vilanova Artigas.

Corajoso e lúcido, Renato Nunes sempre estará conosco, sua delicadeza, seu espírito profundamente democrático, sua defesa de nosso patrimônio ambiental, e sua permanente postura ética e solidária.