POLOS REGIONAIS DO IABSP

Última atualização em: 11/03/24 às 12h

O Conselho Diretor do IABsp, por meio de proposta apresentada pela Diretoria de Ação Regional, vem discutindo desde 2023 a criação de uma resolução para fortalecimento de ações locais conduzidas por associados nas suas regiões de atuação. Em reunião do dia 19/2 definiu-se pela deliberação do texto definitivo para regulamentar a criação e a orientação para o estabelecimento dos Polos Regionais, a Resolução 001/2024, que pode ser acessada no link “transparência” do site do IABsp.

Apresentamos os Polos Regionais do IABsp, uma iniciativa para ampliar nossa presença e impacto em diversas localidades do estado de São Paulo. Nosso objetivo é fortalecer os laços com os profissionais de arquitetura e urbanismo locais, impulsionando o desenvolvimento profissional, estimulando discussões relevantes para a área e colaborando ativamente para o aprimoramento de nossas cidades.

Os Polos Regionais são unidades de organização regional destinadas a promover a descentralização no estado de São Paulo. Alinhadas com as diretrizes institucionais, eles não competem com os Núcleos Regionais, mas complementam sua atuação, permitindo que associados do IABsp em regiões sem Núcleos ativos se organizem, seguindo os parâmetros dos Grupos de Trabalho previstos na resolução IABsp 002/2020. Os Polos Regionais seguem regulamentos específicos, subordinando-se à gestão e diretrizes do IABsp, promovendo ações relacionadas ao instituto em suas respectivas regiões.

O processo para a formação de novos Polos Regionais será conduzido de maneira transparente e participativa. Interessados devem submeter uma solicitação ao Conselho Diretor do IABsp, fornecendo informações essenciais, como a área de abrangência, os nomes dos profissionais interessados na formação do Polo, e seus objetivos de atuação. Após a aprovação da proposta pelo Conselho Diretor, será organizado um Plano de Abertura do Polo, que definirá etapas, metas e ações para sua ativação e integração à estrutura do IABsp. Os membros interessados em integrar os Polos devem ser associados do IABsp.

A criação dos Polos visa promover a descentralização e fortalecer a atuação regional do IABsp, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização da arquitetura e urbanismo em diferentes regiões do estado de São Paulo. Esta nova política reflete nosso compromisso com o fortalecimento da profissão e a promoção de espaços urbanos mais sustentáveis e inclusivos! Contamos com sua participação para construir um futuro arquitetônico e urbano ainda mais promissor para todos.