GRUPOS DE TRABALHO

Os Grupos de Trabalho Temáticos (GTs) do IABsp são agrupamentos de profissionais, arquitetas e arquitetos urbanistas ou não (pesquisadores, docentes, estudantes, ativistas, militantes, dentre outras formas de exercício prático e teórico no campo ampliado da Arquitetura e Urbanismo), que se reúnem periodicamente, de forma presencial e/ou remota, em torno de uma temática central vinculada às diretrizes da Carta-Programa da gestão IABsp 2023-2025. Cada Grupo de trabalho possui um plano de trabalho específico que envolve o desenvolvimento de produtos e atividades de fomento à cultura arquitetônica e urbanística, de forma voluntária.

Veja abaixo a ficha técnica com as principais informações sobre os Grupos de Trabalho Temáticos ativos do IABsp:

Como propor um novo GT ao IABsp ou participar de um GT ativo?

O IABsp está aberto a proposição de novos GTs por quaisquer interessados, desde que cumpridas as condições presentes na Resolução IABsp 002/2020. Caso esteja interessado, preencha o formulário abaixo que em seguida o Conselho Diretor do IABsp analisará a proposta e agendará uma reunião (presencial ou remota) para que seja feita a apresentação e detalhada a proposta.

Formulário para propor um novo Grupo de Trabalho Temático

Para participar de um dos GTs ativos do iabsp indicamos que você entre em contato pelo email institucional do GT, disponibilizado na ficha técnica. A opção por incluir ou não novos integrantes cabe ao próprio GT e seus integrantes, que decidem de forma autônoma e independente sobre a melhor forma de conduzir a gestão interna do grupo de trabalho.

 

O que o IABsp oferece aos GTs?

Os Grupos de Trabalho Temáticos têm a possibilidade de utilizar os espaços físicos e infraestrutura disponível nas dependências do IABsp para realização de suas reuniões presenciais e desenvolvimento dos trabalhos, desde que não coincidentes com outros eventos e atividades do IABsp. O IABsp disponibiliza os seguintes recursos:

  • Espaços físicos: salas e mesas para reunião e/ou trabalho no 1º andar, mezanino e 4º andar do Edifício IAB
  • Infraestrutura: telefone, laptop, projetor e acesso à internet
  • Email institucional (@iabsp.org.br) para formalização de comunicações
  • Disponibilização do site e redes sociais do IABsp para divulgação de informações, conteúdos e eventos produzidos pelo GT

Os GTs são parte do corpo institucional do IABsp e poderão se apresentar como tal a fim de obter abertura de diálogo com instituições, universidades, centros de pesquisa, movimentos sociais, empresas e o poder público com vistas ao estabelecimento de parcerias, viabilização de projetos e captação de recursos financeiros, dentre outras formas de relacionamento institucional. O estabelecimento formal de parcerias e vínculos institucionais com outras entidades ou organizações deverá, em última instância, ser firmado pelo Conselho Diretor do IABsp.

 

Quais os compromissos exigidos de um GT?

Para garantir que as produções e reflexões desenvolvidas internamente no contexto de cada GT tenham vazão e extensão no debate público, o IABsp exige alguns compromissos dos GTs como mecanismos para garantia da difusão e transparência:

  • plano de trabalho definido, com objetivos, produtos e atividades que pretendem realizar, investigar e propor, bem como a relação de seus integrantes
  • realizar, ao menos uma vez por semestre, uma apresentação aberta sobre o andamento de seus trabalhos
  • realizar, ao menos uma vez por ano, um seminário, debate ou palestra sobre temas contemporâneos e latentes na discussão pública da temática abordada pelo GT.
  • publicar, ao final do ano, um relatório com o balanço das atividades anuais realizadas, que será publicizado no site do IABsp. No caso dos GTs com temas relacionados às representações que o IAB possui em instâncias de participação social junto ao poder público devem ser apresentados também balanços da atuação nas respectivas instâncias; com o objetivo de ampliar a divulgação e transparência, bem como recomendações para seu aprimoramento.