ACERVO IAB

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp) é uma instituição com mais de 75 anos de história, que desde sua fundação teve um papel fundamental para congregar os profissionais bem como promover a cultura arquitetônica e urbanística para o conjunto da sociedade. Ao longo desses anos a instituição passou a constituir e armazenar um importante acervo documental, com registros oficiais, atas, publicações, relatórios técnicos, fotografias e gravações audiovisuais.

Fazem parte deste acervo os conteúdos e arquivos de todas as edições das Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo, dos Congressos de Arquitetos, dos Boletins Informativos e Circulares, dos concursos públicos de arquitetura, cursos, seminários, palestras e exposições organizados pelo IABsp, desde 1943.

A equipe responsável pelo acervo está em constante debate para buscar formas de difusão desse material, atualizando sua catalogação e digitalização para promover o acesso livre para associados, pesquisadores e todos interessados. Até o final da presente gestão 2020-2022 pretende-se catalogar e digitalizar 50.000 (cinquenta mil) peças do acervo da entidade através de uma plataforma digital, além de buscar a adequação de conservação dos documentos físicos que o constituem.

Para saber mais, acesse os conteúdos do Acervo IABsp:

Edifício IAB
Boletins IABsp
Jornal Arquiteto
Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
Concursos de Arquitetura e Urbanismo
Premiação IABsp
Prêmio Jovens Arquitetos
Congresso Brasileiro de Arquitetura (CBA)
Plano de Gestão e Conservação da Obra Viúva Negra

Atualmente também está em processo a constituição da Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo, buscando um diálogo entre entidades de todo o Brasil. O IABsp consente com os importantes objetivos de compartilhamento e difusão desses acervos, além de entender como fundamental o estímulo à pesquisa e a formação de conhecimento em rede.

Equipe Acervo IABsp
Raquel SchenkmanPresidente
Benjamim Saviane – Diretor de Cultura Adjunto (Acervos)
Beatriz Barsoumian de Carvalho – Conselheira Superior
Emerson Fioravante
Secretaria Administrativa